Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputado pedirá ao TCU para investigar desvio de R$ 52 milhões

Dinheiro tinha objetivo de promover peças publicitárias de combate à covid-19, mas foi usado em propagandas do Executivo

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

Na imagem, prédio do Tribunal de Contas da União
Na imagem, prédio do Tribunal de Contas da União Na imagem, prédio do Tribunal de Contas da União

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) protocolará, nesta segunda-feira (14), representação ao TCU (Tribunal de Contas da União) pedindo fiscalização sobre o suposto desvio de R$ 52 milhões para publicidade de combate à covid-19, mas usados em propagandas de ações institucionais do Executivo.

Os recursos foram alocados pela MP (Medida Provisória) 942, de abril de 2020, que liberou créditos extraordinários para o combate à doença e faz parte do Orçamento de Guerra, usado para enfrentar a calamidade pública em decorrência da pandemia, e tinha o objetivo de informar a população e minimizar os impactos decorrentes da proliferação da doença.

No entanto, o governo teria usado o dinheiro para promover peças publicitárias de ações do Executivo, e não relativas à covid-19, como a importância do uso de máscara e do distanciamento social. Foram realizados quatro TED’S (Termos de Execução Descentralizada) dos ministérios da Saúde e da Cidadania para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

A informação consta em requerimento feito pelo parlamentar, ao qual o R7 Planalto obteve acesso.

Publicidade

“É vergonhoso! O Executivo usou dinheiro público de forma irregular para promover o governo em vez de aplicar no combate à pandemia. Esse dinheiro tinha destino já definido, não poderia ser alterado”, afirma Vaz.

O parlamentar encaminhará, ainda neste domingo (13), a documentação ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.