Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governos ignoram o genocídio praticado no transporte público

O grau de contágio nessas viagens compulsórias é altíssimo e anula muito de todo o esforço de fechamento do restante da sociedade

R7 Planalto|Marco Antonio Araujo, do R7

Milhões de brasileiros são colocados em situação de alto contágio diariamente
Milhões de brasileiros são colocados em situação de alto contágio diariamente Milhões de brasileiros são colocados em situação de alto contágio diariamente

Há algo de muito errado nos planos e medidas governamentais que impõe fases de restrição, fechamento de comércios, proibição de cultos religiosos e uma série de sacrifícios à economia e aos milhões de brasileiros, desempregados ou não. Alguns chamam de hipocrisia, mas a palavra mais correta para o que acontece no transporte público é desprezo – ou pura maldade. Genocídio? Aqui também tem.

Desde o início da pandemia, não houve um único dia tranquilo para o trabalhador desprovido do privilégio do home-office, sem condução própria ou dinheiro para pagar aplicativos de táxi ou despesas para uma locomoção individual. Ele sai de casa sabendo que estará se expondo ao contágio em condições de extrema gravidade.

Milhões de brasileiros estão sendo diariamente aglomerados em ônibus, metrôs, vans e trens. O vírus agradece tamanha incompetência do poder público. Não há opção para esses vulneráveis entregues a uma roleta russa sufocante e implacável.

Não é preciso ser epidemiologista para concluir: o grau de contaminação nessas viagens compulsórias é altíssimo, previsível e, provavelmente, anula muito de todo o esforço de fechamento dos outros setores da sociedade. Não faz o menor sentido a omissão diante do que deveria ser a maior prioridade.

Publicidade

Não é só contraditório. É criminoso, pois calculado. Qualquer governador ou prefeito sabe que está tripudiando daqueles que entregam suas vidas e as colocam em risco para manter o funcionamento do que, a rigor, impede que o pais todo entre em colapso irreversível.

Passou da hora de cobrar com veemência – e nenhum espaço para tergiversações: enquanto as autoridades não se comprometerem com a saúde e segurança dos passageiros do transporte público, vamos continuar enxugando gelo e contando mortos. O resto é palanque.

" gallery_id="60744d4243527f45f5000014" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/prisma/r7-planalto/governos-ignoram-o-genocidio-praticado-no-transporte-publico-12042021"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.