Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPF pede ao governo ações para combate à covid em terra indígena

O governo federal e a Funai têm até 15 de julho para informar acerca do acatamento da recomendação, bem como as providências adotadas

R7 Planalto|Clebio Cavagnolle, da Record TV, com Plínio Aguiar, do R7

Recomendação foi enviada ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
Recomendação foi enviada ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello Recomendação foi enviada ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

O MPF (Ministério Público Federal) recomendou nesta segunda-feira (13) ao governo federal que adote providências urgentes para impedir a proliferação da covid-19 na Terra Indígena Parque do Tumucumaque, localizada no Amapá e Pará.

A recomendação foi enviada aos ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Eduardo Pazuello (Saúde) e ao presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto da Silva.

Leia mais: Covid-19 já atinge quase um terço das etnias indígenas, diz comitê

No documento, o MPF apresenta sete demandas a serem cumpridas imediatamente com o objetivo de evitar a propagação da covid-19 no território. Entre elas, está o pedido para que os ministérios adotem as providências cabíveis para garantir o direito de participação dos povos indígenas da TI Parque do Tumucumaque no planejamento, na organização e na execução da Ação Interministerial de Apoio à Pandemia de Covid-19. Pede ainda que sejam respeitados, integralmente, a organização social, os costumes, as línguas, as crenças e as tradições dos povos tradicionais que ocupam a referida TI.

Publicidade

Além disso, o MPF requer que seja limitado o número de profissionais que participarão das ações somente àqueles indispensáveis para o alcance das suas finalidades, para que haja a garantia do direito à saúde dos povos indígenas.

Veja também: Índios do Amazonas se isolam na mata para fugir da covid-19

O MPF ressalta que a recomendação deve ser cumprida imediatamente, a partir do seu recebimento, destacando-se que seu descumprimento poderá caracterizar inobservância de norma de ordem pública, incumbindo ao MPF propor as ações judiciais cabíveis. O governo federal e a Funai têm até 15 de julho para informar acerca do acatamento da recomendação, bem como as providências adotadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.