Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para CNI, tarifa social pode deixar conta de luz 20% mais cara

Entidade argumenta que os impactos do custo da crise devem ser repassados para todos os agentes da cadeia produtiva, e não só aos consumidores

R7 Planalto|Mariana Londres e Plínio Aguiar, do R7

MP 950 permite isenção de conta de luz para consumidor pobre
MP 950 permite isenção de conta de luz para consumidor pobre MP 950 permite isenção de conta de luz para consumidor pobre

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) avaliou como importante a Medida Provisória 950/2020, que isenta consumidores de baixa renda do pagamento da conta de luz até o fim de junho, no entanto, critica determinados pontos.

“É o caso da previsão do repasse dos custos da ajuda social totalmente para os consumidores e o auxílio para as distribuidoras. É imprescindível que essa conta seja repartida entre todos os agentes da cadeia produtiva do setor elétrico”, argumenta a entidade, “sob o risco de sobrecarga na conta de luz estimada em 20% nas tarifas para os próximos anos”.

Leia mais: Governo publica isenção de conta de luz para consumidor pobre

Caso isso ocorra, o aumento da tarifa representará, na avaliação da CNI, “grande empecilho para a retomada das atividades industriais e o consequente reequilíbrio da economia”. Como solução, prega “acordo para que a demanda de energia seja paga sobre o que foi consumido, e não sobre o que foi contratado, abrindo-se a possibilidade de compensações após a crise”.

Publicidade

Atualmente, impostos, taxas e encargos representam cerca de 45% do total da tarifa da conta de luz. “O Brasil tem 82 milhões de consumidores de eletricidade. Portanto, três ou quatro reais acrescidos em cada conta mensal de luz correspondem a um expressivo montante no fim de um ano”, diz Wagner Cardoso, gerente-executivo de Infraestrutura da CNI.

Veja também: Luz não será cortada, mas empresas orientam clientes a pagarem contas

A entidade defende, ainda, que as medidas temporárias não se convertam em encargos e taxas permanentes sobre a conta de luz.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.