Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senado vota nesta quarta projeto de lei do novo marco do saneamento

Matéria permite aos Estados a opção de terceirizar os serviços e define prazo de universalização da prestação de saneamento básico

R7 Planalto|Mariana Londres e Plínio Aguiar, do R7

Senado vota nesta quarta projeto de lei do novo marco do saneamento
Senado vota nesta quarta projeto de lei do novo marco do saneamento Senado vota nesta quarta projeto de lei do novo marco do saneamento

O Senado Federal irá votar na próxima quarta-feira (24) o projeto de lei do Novo Marco Legal do Saneamento, de relatoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). A matéria, incluída na pauta de votações do plenário virtual após a reunião de líderes nesta segunda-feira (22), permite aos Estados optarem pela terceirização dos serviços.

Jereissati protocolou o seu parecer na última sexta-feira (19) sem propor alterações no texto aprovado em 2019 pela Câmara dos Deputados. A manutenção do teor é para evitar que o texto volte à análise dos deputados.

Leia mais: Com 100 milhões sem esgoto, saneamento é desafio em pandemia

O novo marco legal tem como um dos pilares a possibilidade de que os titulares de serviço de saneamento abram licitações para contratar as empresas prestadoras, ou seja, é dada a opção aos Estados para a terceirização dos serviços.

Publicidade

Uma fonte informou ao R7 Planalto que a intenção do relatório é abrir concorrência com a iniciativa privada para a prestação desses serviços, uma vez que atualmente a maioria das cidades acaba fechando parcerias com as empresas estatais.

Veja também: Quase metade das escolas não tem todos itens de saneamento básico

Publicidade

A matéria define, ainda, um prazo de universalização da prestação do serviço de saneamento básico, que será de até 31 de dezembro de 2033 – data pode ser estendida para 2040 caso comprove inviabilidade técnica ou financeira da empresa.

*Com informações da Agência Estado

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.