Notícias

Greve: bombeiros e policiais pararam por melhores salários às vésperas do Carnaval

Militares acabam presos após acusação de formação de motim

Do R7

Bombeiros e policiais tomaram a Cinelândia para anunciar a greve em fevereiro (Foto: AE)

Bombeiros, policiais militares e civis do Rio de Janeiro decretaram greve por volta das 23h20 do dia 9 de fevereiro. Mais de 2.000 manifestantes se reuniram na Cinelândia, centro da capital, para anunciar a paralisação e cobrar ao governo do Estado aumento salarial. Horas antes, a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) aprovou reajuste de 38,81% até 2013 para as categorias, o que foi considerado insatisfatório. A greve chegou ao fim quatro dias depois, às vésperas do Carnaval.

Um dia antes de o movimento anunciar a paralisação, o então cabo do Corpo de Bombeiros, Benevenuto Daciolo, foi preso ao desembarcar no Rio sob suspeita de arquitetar motins com líderes manifestantes da Bahia.

Outros 20 policiais e bombeiros foram presos no complexo penitenciário de Bangu, na zona oeste. Dia 16 de fevereiro, após manifestações, eles foram transferidos para unidades prisionais militares.

Em março, Daciolo e mais 12 bombeiros acabaram sendo expulsos da corporação por determinação do comando-geral. No mesmo mês, 12 policiais militares também foram exonerados.

Veja fotos da manifestação no centro do Rio

imprimir comunicar erro
X

Link para esta página:

Espalhe por aí:

  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A