Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

12 milhões de eleitores no Rio votam para governador e presidente neste domingo

A votação vai das 8h às 17h e a recomendação é não deixar para comparecer na última hora

Rio de Janeiro|Do R7

Os eleitores podem levar a "colinha" para lembrar dos números dos candidatos ao governo do Rio e à Presidência da República
Os eleitores podem levar a "colinha" para lembrar dos números dos candidatos ao governo do Rio e à Presidência da República Os eleitores podem levar a "colinha" para lembrar dos números dos candidatos ao governo do Rio e à Presidência da República

Neste domingo (26), mais de 12 milhões de eleitores vão às urnas no Rio de Janeiro para o segundo turno das eleições. Os moradores do Estado vão votar para presidente, entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), e para governador, entre Marcelo Crivella (PRB) e Luiz Fernando Pezão (PMDB). A votação começa às 8h e vai até às 17h, mas a recomendação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é não deixar para a última hora.

Desde sexta-feira (24), 35 mil policiais militares reforçam a segurança nas ruas, em um esquema especial montado pela corporação. Como aconteceu no primeiro turno, comandantes das policiais militar e federal, com a ajuda de agentes do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio), permanecerão no Centro Integrado de Comando e Controle, no centro do Rio, para acompanhar as câmeras de monitoramento da cidade. O objetivo é coibir possíveis propagandas eleitorais irregulares, enviando equipes às pressas para interromper a infração e prender os responsáveis.

Denúncias sobre propragandas podem ser passadas ao Disque-Denúncia (2253-1177). Só é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor por meio de adesivos, bandeiras e broches. De acordo com o TRE-RJ, é proibida a aglomeração de pessoas com material de propaganda, assim como não se pode usar altofalantes, realizar comícios, carreatas, transportar eleitores, entregar panfletos e exibir cartazes.

Documento obrigatório

O eleitor deve comparecer ao local de votação com um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Não é necessário levar o título, desde que a pessoa saiba qual é sua zona eleitoral. Em caso de dúvida, pode-se descobrir o local de votação pelo site do TRE-RJ, na sessão “eleitor” e, depois, na opção votação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.