Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

6º dia de greve: nova rodada de negociações reúne garis e Comlurb na Justiça do Trabalho

Em nota, a Comlurb informou que está aberta ao diálogo com a categoria

Rio de Janeiro|Do R7

Categoria reivindica aumento de 40% no piso salarial
Categoria reivindica aumento de 40% no piso salarial Categoria reivindica aumento de 40% no piso salarial

A Comlurb, o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio e a comissão grevista dos garis se reúnem no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) nesta quarta-feira (18), sexto dia de greve, para nova audiência que discute o reajuste salarial da categoria. Em nota, a companhia de limpeza informou que a greve foi considerada ilegal pelo TRTe que está aberta ao diálogo desde que a paralisação seja suspensa.

A empresa também informou que, em média, 50% do efetivo operacional está fazendo a limpeza da cidade e coleta de lixo — número inferior ao determinado pela Justiça do Trabalho, que é de 75%.

Segundo a Comlurb, com a manutenção da greve, a Prefeitura do Rio está reforçando o plano de contingência para diminuir os transtornos. Ainda segundo a empresa, o plano tem apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar, das secretarias de Conservação, Ordem Pública, Obras e de empresas terceirizadas.

Na nota divulgada na terça-feira (17), a Comlurb também informou que piqueteiros estão atrapalhando o trabalho de parte dos garis com ameaças, vandalismo e uso de violência física a fim de impedir a entrada de trabalhadores nas gerências e a circulação de caminhões. Boletins de Ocorrência foram registrados nas delegacias de Madureira (29ª DP), Piedade(24ª DP), Santa Cruz (36ª DP), Campo Grande (35ª DP), Pedra de Guaratiba (43ª DP) e Vicente de Carvalho (27ª DP).

Publicidade

Na segunda-feira passada (16), o Ministério Público do Trabalho propôs uma trégua, que foi negada, aos garis grevistas. De acordo com o Ministério Público, na reunião, foi proposta uma trégua até esta quarta-feira para descaracterizar a ilegalidade da paralisação.

Na última sexta-feira (13), uma audiência de conciliação, no TRT, terminou sem acordo entre os grevistas e a ComlurbTambém na noite de sexta, os garis fizeram uma assembléia e rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 7% oferecida pela Prefeitura do Rio e decidiram manter a greve.

Publicidade

Entenda o caso

Os garis do Rio entraram em greve à meia-noite desta sexta-feira (13). De acordo com o sindicato da categoria, a decisão de paralisação foi tomada após a categoria recusar proposta de reajuste feita pela Comlurb.

A categoria reivindica aumento de 40% no piso salarial e mais a inflação acumulada do ano, além de aumento do vale-refeição de R$ 20 para R$ 27 por dia. De acordo com a Comlurb, a Justiça do Trabalho concedeu liminar na madrugada desta sexta declarando a greve ilegal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.