Ação social oferece mais de 20 serviços gratuitos para moradores de Rio das Pedras

Projeto "Cuidando das Pessoas" realizou atendimentos nas áreas de saúde, lazer e cultura

Do R7

Moradores de Rio das Pedras participaram do evento "Cuidando das Pessoas" neste sábado (18) Divulgação

Com população estimada em 84 mil pessoas, Rio das Pedras é o primeiro bairro do Rio a receber a ação social "Cuidando das Pessoas" neste sábado (18). O evento, que oferece mais 20 serviços gratuitos aos moradores da região, acontece na praça da Associação de Moradores de Rio das Pedras, até as 15h. 

Entre os principais serviços oferecidos estão: emissão de carteira de trabalho (CTPS), isenção de taxas para segunda via de certidões de casamento e nascimento, carteira de identidade, cadastro no Bolsa Família, inscrições para o programa Minha Casa Minha Vida e atendimento para resolução de questões relativas a consumo com o Procon Carioca nos Bairros e Light Móvel para atendimento e registros de reclamações.

A ação é coordenada pela Superintendência Regional de Jacarepaguá. De acordo com o superintendente Flávio Caland, a ideia é levar o projeto para outras regiões.

— O objetivo principal é atender os moradores da região com mais proximidade e de forma mais eficiente.

O evento ainda promove recreação para as crianças, oficina de artesanato, bazar solidário e programação cultural, que inclui as participações do Grupo Chegando de Surpresa, da Comlurb, e do gari e passista Renato Sorriso.

Veja os serviços, órgãos e empresas que apoiam o evento:

1.    Defensoria Pública contribuirá com isenção de taxas para emissão de identidade, 2ª via certidão de nascimento e casamento; e atendimento;
2.    Detran RJ – Emissão de identidade (levar 1 foto 3x4 fundo branco, certidão de nascimento ou casamento original e cópia);
3.    Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação / Subsecretaria Municipal de Trabalho e Qualificação – Emissão de Carteiras de Trabalho e balcão de empregos – Comprovante de residência, carteira de identidade e cpf (originais e cópias)
4.     Inscrição para o Casamento Coletivo que será realizado pela Superintendência Regional de Jacarepaguá (no Parque Estadual da Pedra Branca, em 24/06/2017). Docs necessários para o processo de gratuidade: Identidade e CPF originais e cópias do casal; Carteira de Trabalho (CTPS – Foto; verso e o último contrato de trabalho mesmo em branco; Contra Cheques dos noivos; Comprovante de Residência atual – xerox em nome dos noivos ou pais dos noivos; Certidão de Nascimento em perfeito estado e legível dos noivos – com duas cópias de cada; Divorciados: devem trazer certidão de casamento averbada em divórcio (legível e em bom estado) e cópia de partilha de bens; Viúvos: devem trazer certidão de casamento e certidão de óbito; Noivos menores de 18 anos: deverão estar acompanhados de seus pais, munidos de identidade, cpf e certidão de casamento – pai falecido ou mãe falecida trazer certidão de óbito; Estrangeiros: avisar ao cartório com antecedência).
5.    Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação – Inscrição para o Minha Casa, Minha Vida – Levar carteira de identidade, cpf e comprovante de residência (originais e cópias)
6.   PROCON Carioca nos Bairros – Atendimento e intermediação entre consumidor e empresa – comprovante de residência, cpf e identidade (originais e cópias), além dos comprovantes de compra do produto ou do serviço contratado, como boletos e notas fiscais. É solicitado, também, um e-mail para contato.
7.    Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através da Comissão Permanente do Idoso – Distribuição de Cartilhas/Estatuto do Idoso, Palestra com orientação sobre os Direitos das pessoas idosas; Acolhimento de denúncias/ouvidoria
8.    Light Móvel – Ouvidoria (reclamações, sugestões, segundas vias, entre outros).
9.    Defesa Civil – Tendas
10.  Orientação Jurídica INSS gratuita – Dra. Fátima Vieira
11. CRAS Cidadania Rio das Pedras - Cadastro do Bolsa Família, atualização e informações, entre outros serviços
12. Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD – Palestra sobre dependência química
13. Clínica da Família Helena Besserman – ver atividades no quadro
14. Clínica da Família Otto Alves de Carvalho – ver atividades no quadro
15. Associação de Moradores de Rio das Pedras
16. Tio Tuninho – Recreação para crianças
17. Lumini Art – Apresentações teatrais entre outras
18. Academia Carioca -
19. Instituto Embelleze – Corte de cabelos (feminino e masculino) e barba
20. Grupo Hinode – Spa dos pés, demonstração de tratamentos, oportunidade de trabalho de revenda.
21. Óticas Visão Global - Exposição das armações de óculos, teste de acuidade e encaminhamento para exame de vista gratuito.
22. Instituto Nacional Construindo Amor Fazendo Esperança (INCAFE) – Coral, alongamento, entre outras atividades
23. Comlurb
24. 6º Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) - Apoio nas inscrições do casamento coletivo
25. Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente - Em atividade no local
26. Rio Águas - Em atividade no local
27. Rio Luz - Em atividade no local

  • Espalhe por aí:

Vídeos

Carregando

Twitter

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!