Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alerj adia votação de proibição de portes de facas e aprova proposta de tipificação de roubo de bicicleta

Proposta recebeu sete emendas e será discutida novamente pela Casa

Rio de Janeiro|Do R7

Numa grande apreensão, polícia encontrou 34 facas escondidas em praça de Cascadura há uma semana
Numa grande apreensão, polícia encontrou 34 facas escondidas em praça de Cascadura há uma semana Numa grande apreensão, polícia encontrou 34 facas escondidas em praça de Cascadura há uma semana

A Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) decidiu, nesta terça-feira (2), adiar a votação que proíbe o porte de armas brancas no Estado do Rio de Janeiro. A proposta recebeu sete emendas e será encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça. O projeto de lei deve voltar ao plenário na próxima semana.

De acordo com o texto do projeto, “fica proibido o porte de facas, punhal, e similares com lâminas maiores de 10 centímetros em todo o território do Rio, salvo em circunstâncias que justifiquem o uso desses objetos”.

A última vítima da recente onda de crimes com facas no Rio de Janeiro foi o estudante Pedro Artur Britto Santa Cruz, de 18 anos. O jovem foi esfaqueado dentro do trem, na zona norte do Rio, no último sábado (30). 

No entanto, o caso mais grave registrado foi o do médico Jaime Gold. Ele foi morto durante assalto, no dia 19 de maio, quando pedalava na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Publicidade

Roubo de bicicletas

O projeto de lei que cria um sistema estadual contra o roubo e comércio ilegal de bicicletas foi aprovado por unanimiadade pela Alerj nesta tarde. O PL 444/15 será enviado para a sanção do governador Luiz Fernando Pezão.

Publicidade

O projeto tem nove artigos, prevê a tipificação do crime de roubo de bicicletas nos boletins de ocorrência, para subsidiar estatísticas, e a criação de um cadastro estadual de bicicletas recuperadas. A proposta incluiu também o estímulo à identificação de bicicletas pelos proprietários e a obrigatoriedade das lojas fornecerem a nota fiscal com o número de série dos equipamentos.

De autoria dos deputados Martha Rocha (PSD) e André Ceciliano (PT), a proposta uniu projetos dos dois parlamentares com sugestões feitas pelo presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio, Rafael Pazos, em encontro realizado na Alerj.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.