Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alerj aprova projeto de lei que garante publicação de contas do Estado na internet

Proposta segue para sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão

Rio de Janeiro|Do R7

O Governo do Rio pode ter que disponibilizar o acesso para qualquer cidadão ao SIG (Sistema de Informações Gerenciais), programa que acompanha a execução orçamentária do estado pela internet. É o que determina o projeto aprovado pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) nesta terça-feira (11).

A proposta é do deputado Luiz Paulo (PSDB). A pauta segue agora para a sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que terá até 15 dias úteis para decidir.

De acordo com o projeto, o governo deverá realizar a migração do Siafem (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios), atualmente disponível somente em rede interna para funcionários de órgãos públicos, para um sistema que possa ser acessado por todos os cidadãos.

Para o deputados Luiz Paulo, a medida pode ajudar a combater a corrupção, porque a população terá mais formas de fiscalizar o controle das receitas e despesas do estado.

Publicidade

— A transparência é importantíssima na execução orçamentária. A grande mídia, quando quer saber dos números do orçamento, pergunta a um ou outro deputado pra saber, isso não seria preciso se o sistema fosse acessível. A ideia do projeto é fazer com que o orçamento deixe d ser misterioso e passe a ser de acesso a todos.

Assista 24 horas à programação da Record TV no celular, computador ou tablet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.