Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alunos simulam 'bancada de drogas' em evento escolar e provocam polêmica  

Exposição de trabalhos aconteceu no Colégio Pedro II em São Cristóvão

Rio de Janeiro|Do R7

Estudantes representaram comércio ilegal de drogas em favelas do Rio
Estudantes representaram comércio ilegal de drogas em favelas do Rio Estudantes representaram comércio ilegal de drogas em favelas do Rio

O que era para ser apenas mais uma exposição de trabalhos se transformou em uma grande polêmica. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra alunos do Colégio Pedro II simulando uma feira de drogas no pátio do campus São Cristóvão, na zona norte do Rio. Nas imagens, os estudantes aparecem empunhando réplicas de armas e embalagens que imitam tabletes de maconha e sacos de cocaína.

O vídeo, publicado pela página Pais do Colégio Pedro II Contra Ideologia de Gênero e Doutrinação dos Alunos, teria sido gravado no último dia 5, durante um evento temático. Segundo a Direção Geral do Campus, o intuito da exposição O Carioca era "mostrar as diversas manifestações culturais presentes na Cidade do Rio de Janeiro", explicou em nota.

Entretanto, a direção argumentou que um dos grupos teria distorcido o objetivo da atividade e proposto uma figuração denominada “Dia da Favela”. Os estudantes montaram um bancada para simular o comércio ilegal de drogas, levaram réplicas de fuzis e colocaram músicas com palavras de baixo calão. A única menina do grupo usava um maiô decotado, short curto e empunhava uma imitação de fuzil dourada.

A exposição de trabalhos temáticos é realizada pelos estudantes do 3º ano do ensino médio, com intuito de "promover a integração dos mesmos e como forma de despedida, tendo em vista ser o último ano que estarão no colégio". Em nota, foi destacado ainda que o conteúdo exposto não teve consentimento da Direção ou mesmo da Comissão de Formatura.

Publicidade

Em nota pública, a Direção Geral do Campus São Cristóvão III, informou que uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (11), com representantes da Comissão de Formatura, do Grêmio Estudantil, da Comissão de Pais e alunos representante dos discentes. O objetivo do encontro foi identificar os estudantes envolvidos no caso "e não somente a aplicação das sanções previstas no Código Discente, mas principalmente a reflexão sobre as consequências das atitudes sob o cunho pedagógico", declarou em nota.

Ainda segundo a Direção, uma nova reunião foi realizada nesta terça-feira (12), com os alunos envolvidos no episódio e seus pais. Houve uma retratação por parte desses estudantes e também ficou acordado que uma série de atividades pedagógicas acontecerá no campus ao longo de setembro e outubro.

De acordo com a instituição "não há uma programação fechada, mas o diretor pedagógico adiantou que uma palestra do Nepad (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas da Uerj) acontecerá na primeira semana de outubro e o comandante do Batalhão de São Cristóvão (4º BPM) também fará palestra sobre o tema em questão".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.