Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aos gritos de "justiça", corpo de adolescente baleada dentro de escola é enterrado na Baixada Fluminense

Durante velório, familiares e amigos acusaram a PM e cobraram providências de Pezão

Rio de Janeiro|

Maria Eduarda tirou fotos com o celular antes de ser baleada
Maria Eduarda tirou fotos com o celular antes de ser baleada Maria Eduarda tirou fotos com o celular antes de ser baleada

A estudante Maria Eduarda Alves da Conceição, de 13 anos, morta por balas perdidas enquanto praticava educação física na Escola Municipal Daniel Piza, em Acari (zona norte do Rio), na tarde de quinta-feira (30), foi enterrada às 13h10 deste sábado (1º) no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita (Região Metropolitana do Rio). Em meio a grande comoção, familiares acusaram a polícia de ter dado os tiros e cobraram providências do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Mais de 200 pessoas, em sua maioria familiares, professores e colegas de Maria Eduarda, foram ao velório. Os colegas de escola vestiam camisetas em homenagem à adolescente. Em vários momentos, familiares e amigos foram retirados do ambiente do velório para conter a desolação. Duda, como a adolescente era chamada, foi sepultada aos gritos de "justiça".

Embora a autoria dos disparos ainda não tenha sido esclarecida - só a perícia poderá indicar de qual arma partiram os tiros -, a revolta com a polícia era comum.

— O que a polícia fez com meu bebê, acabaram com uma menina cheia de sonhos —, acusou a mãe de Maria Eduarda, a acompanhante de idosos Rosilene Alves, de 52 anos, muito abalada. — Pezão tem que ouvir a gente, mas ele não está nem aí, e o secretário dele está nos Estados Unidos, não estão nem aí com o povo das comunidades. Mas aqui se faz, aqui se paga —, continuou.

Leia também:

Publicidade

'Mataram meu bebê. Ela morreu de uniforme', diz mãe de menina morta por bala perdida em escola no Rio

Crivella critica polícia, anuncia reunião de segurança e defende blindar escolas

Publicidade

Um dos irmãos de Maria Eduarda, o instrutor de luta Uidson Alves, de 32 anos, leu uma carta pedindo mudanças na política: "Maria Eduarda estava dentro de uma escola buscando um futuro melhor. Este é o futuro melhor para nossas crianças? Serem mortas covardemente, enquanto estudam? De onde partiram os tiros? Os tiros partem quando ignoramos os mais humildes. Os tiros partem quando o Estado não prepara a polícia. Os tiros partem quando o Estado é corrupto e desvia o dinheiro que seria empregado para melhor a segurança e a educação. Governantes, tenham mais vergonha na cara. Inocentes estão clamando por paz", afirmavam trechos da mensagem.

O advogado João Tancredo anunciou que vai ingressar com ações judiciais contra o Estado cobrando indenização à família pela morte de Maria Eduarda e oferecimento de apoio psicológico aos familiares. Segundo ele, não importa se os tiros partiram de policiais ou criminosos.

Publicidade

— O Estado tem o dever de orientar seus policiais, e a Prefeitura precisa garantir a segurança das pessoas dentro de seus imóveis, afirmou.

Fundador da ONG Rio de Paz, Antônio Carlos Costa também compareceu ao enterro e lamentou o episódio.

— Já são três crianças mortas por bala perdida neste ano na região metropolitana do Rio. Foram 20 nos últimos dois anos, e 33 em 10 anos. É pobre matando pobre, policial pobre matando traficante pobre, bandido pobre matando policial pobre, isso precisa mudar.

Assista 24 horas à programação da Record TV no celular, computador ou tablet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.