Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aplicativo Dados do Bem vai ajudar a mapear covid-19 no RJ

Projeto vai disponibilizar testagem do novo coronavírus para usuários selecionados. Inicialmente, ação vai priorizar apenas profissionais da saúde

Rio de Janeiro|Do R7

Tenda será montada em shopping
Tenda será montada em shopping Tenda será montada em shopping

O aplicativo Dados do Bem entrou em operação nesta terça-feira (28) com objetivo de criar mapas de distribuição, transmissão e evolução da covid-19 no Rio de Janeiro.

Desenvolvido por médicos, pesquisadores e cientistas, o projeto já está disponível gratuitamente para download de usuários dos sistemas Android e iOS. No aplicativo, a população pode se cadastrar e responder a um questionário simples, com perguntas ligadas à infecção pelo novo coronavírus, além do histórico de saúde.

A partir das informações, o aplicativo pode indicar a possibilidade de o usuário estar infectado pelo novo coronavírus. Com isso, algumas pessoas, que apontarem para alta probabilidade de estar com a covid-19, receberão indicação para fazer um teste gratuito, com dia e horário marcados.

Inicialmente, a testagem gratuita presencial está disponível apenas para profissionais da saúde no estacionamento do shopping Via Parque, na zona oeste do Rio, que tiverem recebido o código para a realização do exame.

Publicidade

Todas as informações fornecidas vão contribuir com o estudo promovido pelo Instituto D'Or em parceria com a plataforma Zoox.

Veja como funciona:

Publicidade

Após instalar o aplicativo Dados no telefone celular e preencher o questionário de autoavaliação de saúde, o usuário já estará colaborando com a iniciativa.

A depender das informações registradas e de critério específico definido por um algoritmo, alguns usuários serão direcionados para realização de um teste gratuito para covid-19. O Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, é um parceiro do projeto e cedeu espaço no estacionamento para a instalação da tenda Dados do Bem.

Publicidade

O agendamento de data e horário para o exame é feito pela própria plataforma de forma a evitar aglomerações no local de testagem. Depois disso, basta o usuário se apresentar no endereço indicado com o QR code recebido. Os testes serão fornecidos e operados por instituições governamentais e privadas, conforme a disponibilidade. Os resultados serão divulgados posteriormente dentro do aplicativo.

- Diagnóstico positivo: caso tenha testado positivo, o indivíduo receberá, por meio do aplicativo, orientações das autoridades públicas de saúde. Também será solicitado que ele informe até cinco pessoas com quem tenha tido maior contato para que sejam convidadas por SMS a realizar a autoavaliação e o teste com prioridade.

- Diagnóstico negativo: caso tenha testado negativo, o indivíduo será instruído a continuar seguindo as orientações das autoridades públicas com relação ao isolamento social. Se tiver sintomas consistentes com a covid-19, também poderá ser aconselhado a testar novamente (considerando-se o período de sete a dez dias entre a contaminação pelo vírus e o início da produção de anticorpos).

Esclarecimento

Inicialmente, foi divulgado em aplicativos de troca de mensagem que o projeto realizava a testagem para o novo coronavírus no estacionamento de um shopping da zona oeste do Rio, sem custo, após o usuário acessar o aplicativo, responder às perguntas e obter o QR code. No entanto, a informação estava incompleta e não esclarecia detalhes da ação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.