Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após Copa, Forças Armadas ficarão mais tempo no Complexo da Maré

Nova reunião, em 11 de agosto, definirá cronograma de transição na Maré

Rio de Janeiro|

Militares ocuparam o Complexo da Maré antes da Copa do Mundo
Militares ocuparam o Complexo da Maré antes da Copa do Mundo Militares ocuparam o Complexo da Maré antes da Copa do Mundo

Depois de uma reunião de duas horas com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), o ministro da Defesa, Celso Amorim, e representantes do Comando Militar do Leste, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou nesta terça-feira (29) a prorrogação da presença das Forças Armadas no Complexo da Maré, na zona norte do Rio. Os militares estão responsáveis pela segurança no conjunto de favelas desde 5 de abril.

Segundo Cardozo, a GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que inicialmente vigoraria de 5 de abril a 31 de julho, será estendida por prazo indeterminado. Está marcada para o dia 11 de agosto uma nova reunião em que será definido um cronograma de transição até que o complexo de favelas seja ocupado totalmente pelas forças de segurança do Estado do Rio.

— Nossa avaliação é de que a ação é muito bem-sucedida e, por isso, entendemos a necessidade de prorrogação. Vamos prorrogar a ação por mais alguns dias, mas já discutindo a transição.

Segundo Celso Amorim, a ocupação da Maré conta com 2.400 militares das Forças Armadas. Os ministros informaram que, para as eleições de outubro, vários Estados receberão reforço federal, mas esclareceram que essa iniciativa não significa necessariamente que as forças de segurança ficarão na Maré por mais dois meses.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.