Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após missa com 3 milhões em Copacabana, papa almoça com bispos e encontra voluntários da JMJ

Pontífice embarca para Roma por volta das 19h deste domingo

Rio de Janeiro|Do R7

(Maria Luiz Mesquita/Agência O Di/Maria Luiza Mesquita)

Após celebrar missa para cerca de 3 milhões de pessoas em Copacabana, na manhã deste domingo, o papa Francisco almoçou com o Séquito Papal no refeitório do Centro de Estudos no Sumaré, zona norte do Rio de Janeiro. De lá, o pontífice seguirá para o Riocentro, na zona oeste, onde está marcado para as 17h30 um encontro com voluntários da Jornada Mundial da Juventude.

Às 18h30, o papa fará a cerimônia de despedida da JMJ, no Aeroporto Internacional do Galeão. Após seu último discurso no Brasil, o religioso embarca por volta das 19h para Roma.

A última missa da Jornada, que lotou a praia de Copacabana, contou com a presença de autoridades, como a os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, da Argentina, Cristina Kirchner, da Bolívia, Evo Morales, e do Suriname, Desi Bouterse.

Peregrinos passaram a noite nas areias da praia ou em calçadas do bairro. A maioria se protegeu do frio com sacos de dormir. A vigília começou após a caminhada da Central do Brasil a Copacabana. O ato, chamado peregrinação, é um dos pontos mais aguardados pelo participantes do evento.

Publicidade

Problemas no metrô

Após a missa, a escoação dos peregrinos se apresentou com um grande problema. Prevendo que as estações de metrô de Copacabana, Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos, não suportariam a enorme demanda de passageiros, o MetRôRio liberou as roletas. Mesmo assim, fila enormes se formaram pelas ruas.

Publicidade

A concessionária explicou que a medida foi adotada para evitar filas e dar maior fluidez ao sistema. O metrô funciona de forma ininterrupta até a 0h de segunda-feira.

A MetrôRio enfrentou críticas após queda de energia interromper por cerca de duas horas a operação na terça-feira (23), dia da abertura da JMJ.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.