Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após Quinto do Ouro, deputada pede a abertura de CPI para investigar irregularidades no RioCard

Rosângela Zeidan (PT) acredita que Fetranspor possa ter desviado dinheiro de créditos expirados

Rio de Janeiro|Do R7

Deputada Zeidan quer investigar possíveis desvios dos créditos expirados do Rio Card
Deputada Zeidan quer investigar possíveis desvios dos créditos expirados do Rio Card Deputada Zeidan quer investigar possíveis desvios dos créditos expirados do Rio Card

A deputada Rosângela Zeidan (PT) entrou nesta quarta-feira (29) com um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar Investigativa para apurar o possível desvio de verbas provenientes dos créditos não utilizados por usuários do RioCard e Bilhete Único. De acordo com a deputada, a irregularidade foi denunciada pela Operação Quinto do Ouro, da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção que envolve seis conselheiros do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) e o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB).

Para que a comissão seja instaurada devem ser recolhidas a assinatura de 24 parlamentares. Segundo Zeidan, 14 parlamentares já assinaram o documento, entre eles os cinco deputados do Psol, além de Martha Rocha (PDT), Dr. Julianelli (Rede), Carlos Minc (PT), Gilberto Palmares (PT), Waldeck Carneiro (PT) e Enfermeira Rejane (PC do B).

— O episódio de hoje das prisões da policia federal, quero aqui reafirmar a necessidade instalarmos a CPI do Transporte e do Rio Card. Queremos sensibilizar os deputados desta casa para a importância dessa medida. (...) Temos que tirar o controle do nosso Estado das mãos dos empresários de ônibus e da Fetranspor, que conduz a política que lhes interessa contra os interesses da população — afirmou a deputada Zeidan.

A Fetranspor informou através de nota que não foi beneficiada com créditos expirados dos cartões RioCard e que a prática já era praticada por outros setores como o de telefonia móvel. Além disso, a assessoria da instituição afirmou que o Judiciário do Estado do Rio validou, em decisões de 1ª ou de 2ª instâncias, que a expiração dos créditos e a destinação dos valores ao sistema de bilhetagem eletrônica da RioCard atendem aos requisitos legais.

Publicidade

Sobre o Bilhete Único , a Fetranspor afirmou que o pagamento é realizado após o uso do transporte, não havendo possibilidade de crédito expirado, já que ele é um programa social de governo. Dessa forma, ela informou que o pagamento do subsídio é feito por meio de um fundo controlado pelo Estado e que a dívida do Governo com as concessionárias de transporte público, por conta do atraso de repasses do subsídio, supera neste momento R$ 21 milhões.

Assista 24 horas à programação da Record TV no celular, computador ou tablet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.