Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Arma de policiais envolvidos em morte de garçom são apreendidas

Moradores acusam agentes de atirar contra Alexandre após confundirem guarda-chuva com fuzil; PM alega ter encontrado vítima ferida após confronto 

Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*

Carteira de trabalho estava no bolso do garçom
Carteira de trabalho estava no bolso do garçom Carteira de trabalho estava no bolso do garçom

As armas dos policiais militares envolvidos na ação que terminou com a morte do garçom Alexandre da Silva Serrano no Chapéu Mangueira, no Leme, zona sul do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (17), foram apreendidas para perícia. As investigações estão sendo acompanhadas pela Corregedoria da Polícia Militar e pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

O caso foi registrado na 12ª DP (Copacabana) como auto de resistência, quando há reação da vítima e sugere legítima defesa do policial, mas passou a ser investigado pela Delegacia de Homicídios após denúncias e protestos de familiares e moradores da comunidade.

De acordo com testemunhas, os policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Babilônia/Chapéu Mangueira atiraram contra Alexandre após confundirem o guarda-chuva que ele segurava com um fuzil.

Na manhã seguinte à morte do garçom, cerca de 50 manifestantes munidos de guarda-chuvas saíram em passeata pelas ruas do Leme. "Toda favela é um campo de extermínio do povo preto", dizia a camisa do jovem que puxava o grupo.

Publicidade

Em nota, a Associação de Amigos do Chapéu Mangueira lamentou a morte do morador da comunidade e chamou a ação de “brutal” e “covarde”.

O Coletivo Papo Reto divulgou, em suas redes sociais, um meme chamando atenção para o absurdo da suposta confusão. "Como pode um Policial que, na maioria das vezes esta de posse de um fuzil, confundir um guarda-chuva com uma ARMA DE GUERRA?", escreveram na legenda.

Publicidade

O corpo de Rodrigo foi enterrado nesta quarta-feira (19), no cemitério de Irajá, zona norte. O jovem deixa um filho de 7 anos e outro de 10 meses, além da esposa, com quem era casado havia sete anos. 

PMs do RJ já mataram ao confundir furadeira e peça de moto com armas; relembre casos

Publicidade

Outro lado

A assessoria da Polícia Militar informou que houve breve confronto com traficantes da região e, após o cessar fogo, dois homens foram encontrados feridos e levados até o hospital. Ainda de acordo com a PM, o homem que morreu possuía anotações criminais por roubo e tráfico de drogas. A nota ainda destacou que foi encontrado um rádio comunicador junto dos dois feridos.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.