Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Associação Comunitária inaugura sala de monitoramento no 31º BPM

Reforço na segurança partiu de uma mobilização de empresários da região da Barra da Tijuca

Rio de Janeiro|Do R7

Cerca de 80 câmeras darão apoio ao trabalho da PM
Cerca de 80 câmeras darão apoio ao trabalho da PM Cerca de 80 câmeras darão apoio ao trabalho da PM

O presidente da ACBS (Associação Comunitária Bairro Seguro), Alfredo Lopes, e o coronel da Polícia Militar Sérgio do Carmo Schalioni inauguraram a nova Sala de Monitoramento e Análise Criminal do 31º Batalhão da Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira (6). A iniciativa da ACBS foi viabilizada por investimentos privados, com o apoio das associações comerciais da Barra da Tijuca, na zona oeste.

O espaço, que a partir desta quarta-feira funciona dentro do batalhão, permitirá acesso ao espelhamento do sistema da Central de Monitoramento da Barra, uma plataforma online que acompanha cerca de 80 câmeras públicas e particulares instaladas na área do 31º BPM - Vargens, Recreio, Joá, Barra da Tijuca, Barra de Guaratiba, Camorim, Grumari e Itanhangá, além de regiões de fronteiras, como os entornos da Cidade de Deus, Rocinha e Vidigal. A ferramenta também apoiará a ação da Guarda Municipal na repressão ostensiva de roubos e furtos.

De acordo com o presidente da Associação de Hotéis do Rio, Alfredo Lopes, conseguiu-se inaugurar e manter a central funcionando "mesmo com todas as dificuldades financeiras", e com "os custos altos da operação". Segundo ele, a central de monitoramento é uma das mais modernas do Brasil, e que o Rio "abraçou o projeto".

— A Barra tem uma sociedade civil muito organizada, por isso o projeto começou aqui, mas já estamos com a ideia de espelhar para outras regiões, com conversas já realizadas em bairros como Copacabana e Santa Teresa —, declarou.

Publicidade

O coronel Sérgio do Carmo Schalioni reconheceu a importância do apoio da iniciativa privada ao Batalhão. Segundo ele, a nova ferramenta permitirá "um trabalho mais rápido e efetivo do batalhão, não somente no monitoramento, mas também no combate à criminalidade em nossa região de atuação”.

Na ocasião, Alfredo Lopes (ABIH-RJ e ACBS), coronel Schalioni e Kleber Machado assinaram o acordo de doação e assistência técnica. O evento contou com a presença do comandante do 2º Comando de Policiamento da Área, coronel René, da delegada Márcia Julião, da 42º DP (Recreio), do vereador Carlo Caiado, além de representantes de associações apoiadoras, como Kleber Machado, do Barra Alerta, e demais membros do Conselho Comunitário de Segurança.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.