Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ator negro preso por engano no Rio decide processar Estado

Vinicius Romão diz ter sido vítima de preconceito racial em delegacia

Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7

Vinicius passou 16 dias preso injustamente
Vinicius passou 16 dias preso injustamente Vinicius passou 16 dias preso injustamente

O ator Vinicius Romão, de 28 anos, preso injustamente em fevereiro deste ano, teve o processo extinto poucos meses depois de recuperar a liberdade. Mas, após passar 16 dias na cadeia Juíza Patricia Acioli, em São Gonçalo, na região Metropolitana do Rio de Janeiro, o jovem decidiu mover uma ação na Justiça contra o Estado.

— Tomei essa decisão pelo constrangimento que passei. E, principalmente, pela abordagem e investigação policial que foi totalmente equivocada.

Em 10 de fevereiro, Vinicius foi detido depois de sair do Norte Shopping, onde trabalhava como vendedor numa loja. Ele foi abordado por um policial no viaduto de Todos os Santos, no Méier, zona norte do Rio. O ator foi reconhecido por Dalva da Costa como o suposto ladrão que havia acabado de roubar a bolsa dela. Apesar de nada ter sido encontrado com Vinicius, o jovem foi preso em flagrante e encaminhado para Delegacia do Engenho Novo (25ª DP). 

O delegado de plantão no dia da prisão não teria seguido as normas do Código Penal, que determina que o reconhecimento de um suspeito deve ser feito com outras pessoas com características semelhantes, lado a lado. O ator não tem dúvidas de que foi vítima de preconceito racial.

Publicidade

— O delegado só levou em consideração a história contada pela vítima. A minha versão não foi confrontada com a dela.

Os amigos do ator organizaram um protesto no local onde o ator foi preso. Além disso, fizeram um movimento nas redes sociais pedindo a liberdade do jovem. Depois da repercussão do caso na imprensa, a mulher que acusou Vinicius de roubo voltou atrás e o advogado dele conseguiu um habeas corpus. O pai de Vinicius, Jair Romão, diz acreditar que a mobilização dos amigos foi fundamental para o engano ser desfeito.

Publicidade

— Foi muito importante. Os amigos conseguiram chamar a atenção para o caso e tudo pôde ser esclarecido. Só lamento que muitos outros não tenham a mesma sorte do meu filho.

De acordo com Vinicius, ele ainda teve alguns pertences roubados na delegacia. Até hoje, apenas um rádio foi devolvido. Um celular e um par de tênis ainda não foram recuperados.

Publicidade

O ator não guarda mágoas da mulher que o acusou, mas ficou traumatizado com o caso.

— Fiquei um tempo sem querer sair de casa. Precisei fazer terapia por dois meses. Hoje, já voltei à vida normal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.