Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Beijo de casal de lésbicas é censurado por gerente de bar na Lapa: "Aqui não"

Caso aconteceu na madrugada de segunda (17) no Ximenes na Lapa, centro do Rio

Rio de Janeiro|Do R7

Gerente de bar disse interrompeu beijo entre duas mulheres
Gerente de bar disse interrompeu beijo entre duas mulheres Gerente de bar disse interrompeu beijo entre duas mulheres

Duas mulheres foram alvo de lesbofobia (preconceito contra lésbicas) no bar Ximenes, que fica na esquina das ruas Mem de Sá e Gomes Freire, na Lapa, centro do Rio de Janeiro, na madrugada de segunda-feira (17). De acordo com o casal, que prefere não se identificar, elas se beijavam na fila do banheiro, quando um homem que se apresentou como gerente disse: “Não, aqui não. Vocês precisam respeitar para serem respeitadas”.

Uma das vítimas relata que argumentou dizendo que elas estavam apenas se beijando, mas o gerente acrescentou que “se tratava de um ambiente familiar e que crianças também frequentavam o local”. Ainda na discussão, as mulheres afirmaram que tinham o direito de beijar quem quisessem e o gerente respondeu: “No meu estabelecimento, não”.

Clientes que estavam no bar se mostraram solidários às vítimas e um grupo de amigos chegou a trocar de estabelecimento em repúdio ao preconceito. As jovens chamaram a Polícia Militar e os agentes informaram que elas deveriam acionar o bar na Justiça. Elas foram até a 5ª DP (Mem de Sá) fazer um registro de ocorrência, mas foram informadas que o caso não era caracterizado como crime.

Entretanto, segundo o Rio Sem Homofobia, a Lei 7.041, aprovada pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), prevê punição a estabelecimentos comerciais e agentes públicos que discriminem consumidores por sua orientação sexual.

Publicidade

Devido ao ocorrido, um ato de repúdio será realizado no bar na noite de sexta-feira (21). Mulheres irão promover um “beijaço” contra a lesbofobia: Nenhum Beijo a Menos.

Em nota, a direção do Bar e Restaurante Os Ximenes afirmou que repudia qualquer atitude discriminatória. "Reafirmando seu compromisso com o respeito à diversidade, o estabelecimento está providenciando um treinamento e ações de conscientização para os seus funcionários."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.