Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Beltrame sobre PMs que participaram de operação na Palmeirinha: “possivelmente serão expulsos”

Dos nove policiais envolvidos na ação, apenas um admitiu ter atirado contra grupo de jovens

Rio de Janeiro|Do R7

O secretário José Mariano Beltrame afirmou, nesta terça-feira (03), que os nove PMs envolvidos na operação na comunidade da Palmeirinha, em Honório Gurgel, zona norte do Rio, no dia 21 de fevereiro, que terminou com um jovem morto e outro ferido, “possivelmente serão expulsos” da corporação.

De acordo com a secretaria de Segurança, Beltrame acredita que os vídeos e as fotos que registraram a abordagem equivocada da polícia devem levar à exoneração dos PMs após a conclusão do Inquérito Policial Militar. 

Na última segunda-feira, o sargento Ricardo Wagner Gomes prestou depoimento na Delegacia de Honório Gurgel (30ª DP) e admitiu ter atirado contra o grupo de jovens na comunidade da Palmeirinha. Dos nove PMs envolvidos na operação, ele foi o único a afirmar que fez disparos.

A delegada Adriana Belém, que comanda as investigações, informou que fará a reconstituição do caso depois que receber os resultados dos exames de balística do fuzil do sargento, além da pistola e do revólver que os PMs disseram ser dos jovens. Ela também já solicitou as imagens das câmeras de duas viaturas que estavam na operação.

Publicidade

Segundo a delegada, os policiais podem ser indiciados pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e fraude processual.

Entenda o caso

Publicidade

Nove PMs participaram da operação policial que terminou com dois jovens baleados na comunidade da Palmeirinha, em Honório Gurgel, zona norte do Rio, no dia 21 de fevereiro. Alan Souza de Lima, de 15 anos, morreu e Chauan Jambre Cezário, de 19 anos, foi atingido no peito, mas sobreviveu.

Um vídeo gravado no telefone celular de uma das vítimas registrou o momento em que os rapazes foram atingidos. As imagens contrariaram a versão da polícia de que os jovens foram alvejados durante confronto com a PM. No vídeo é possível ver que eles brincavam antes da chegada dos policiais e foram surpreendidos por disparos. (veja abaixo)

Publicidade

Segundo os PMs, os jovens seriam suspeitos de integrar a quadrilha que controla o tráfico de drogas na comunidade, e estariam portando armas. Porém, as famílias das vítimas negam essa versão. Após o ocorrido, a polícia chegou a afirmar que uma pistola e um revólver foram apreendidos. Na nota, também foi informado que a vítima que sobreviveu foi autuada por porte ilegal de armas e resistências.

No entanto, depois da divulgação do vídeo, a Corregedoria da Polícia Militar apreendeu as armas dos policiais que participaram da operação. Oito policiais e um tenente do Batalhão de Rocha Miranda (9º BPM) foram afastados.

De acordo com a polícia, ao analisar as imagens, o comandante da Polícia Militar, coronel Alberto Pinheiro Neto, abriu uma averiguação sumária, afastou os policiais envolvidos, e determinou a abertura imediata de um Inquérito Policial Militar a cargo da Corregedoria da PM.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.