Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Biólogo explica nota técnica da UFRJ sobre a água no Rio de Janeiro

De acordo com a Cedae, a água apresenta cor, sabor e odor devido à presença de geosmina, produzida por algas. Contudo, a água segue potável

Rio de Janeiro|Do R7

Homem trabalha em estação de tratamento de água
Homem trabalha em estação de tratamento de água Homem trabalha em estação de tratamento de água

Há duas semanas a água que sai da torneira da casa de muitas famílias cariocas continua com sabor e odor fortes ou com cor turva. Por causa desta situação, um grupo de professores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) emitiu uma nota técnica alertando a Cedae (Companhia de Águas e Esgotos do estado) para uma ameaça real à segurança hídrica no Rio de Janeiro.

Diretor de saneamento da Cedae é exonerado do cargo

Em entrevista ao JRNews da Record News, o professor de biologia da UFRJ, Francisco Esteves, explicou que a nota da instituição relembra que o problema é anterior ao tratamento da água coletada para o abastecimento da cidade. 

"Os mananciais recebem água de uma região que está sendo completamente degrada há muitos anos, recebendo poluição doméstica e industrial. Os rios Paraíba do Sul e Guandu são ambientes de diluição de esgosto e ele é um coquetel que chega até a estação de tratamento de água", comenta.

Publicidade

Para o especialista, o sistema também está defasado e precisa de uma atualização. Esteves explica que a geosmina é apenas uma das substâncias encontradas na água, e ela indica que a água provém de uma região de degradação ambiental.

Assista à íntegra da entrevista

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.