Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Blitze sanitária: descartadas 1,5 t de alimentos na baixada e 1 t de carne na Feira de São Cristóvão

Dos alimentos encontrados na baixada, 270 kg estava com a data de validade vencida

Rio de Janeiro|Do R7

Fiscais do Procon Estadual fiscalizaram mercados da baixada
Fiscais do Procon Estadual fiscalizaram mercados da baixada Fiscais do Procon Estadual fiscalizaram mercados da baixada

O Procon Estadual (RJ) realizou, nesta quinta-feira (23), nova etapa da Operação Secos e Molhados. Com apoio da Decon (Delegacia do Consumidor), os fiscais vistoriaram supermercados em São João de Meriti e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Na filial do Guanabara de São João de Meriti, o gerente foi preso. Em outra operação, dessa vez da Polícia Civil, 1 tonelada de carne foi apreendida na Feira de São Cristóvão. 

Na ação da baixada, os fiscais descartaram 1,5 toneladas de alimentos impróprios para o consumo, sendo 270 kg com a data de validade vencida. Os fiscais também fiscalizaram supermercados da zona norte do Rio, com o apoio da 40ª DP (Honório Gurgel).

No Centro de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como Feira de São Cristóvão, policiais da delegacia de São Cristóvão (17ª DP), realizaram, na quarta-feira (22), a "Operação Assepsia" em estabelecimentos destinados à venda de produtos alimentícios. Na ação, mais de uma tonelada de carne foi apreendida.

Os alimentos foram encontrados acondicionados em açougues instalados em boxes no interior da feira. A operação contou com o apoio de fiscais da Vigilância Sanitária. De acordo com delegado Mário Luiz da Silva, titular da unidade, toda a carne foi inspecionada pela Vigilância Sanitária, que constatou que o alimento estava impróprio para o consumo.

Publicidade

Ainda segundo o delegado, os responsáveis pelos estabelecimentos que estavam presentes no momento da ação foram ouvidos na unidade.

— Os demais donos também serão identificados e todos poderão responder criminalmente de acordo com os laudos técnicos provenientes dos exames realizados durante a operação.

Em nota, o Guanabara esclareceu que no momento da fiscalização havia uma operação interna de transporte de produtos entre as câmaras de refrigeração e as geladeiras da loja. Segundo eles, não foi identificado nenhum produto sendo ofertado aos clientes fora da validade própria para consumo. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.