Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Blocos de Carnaval fazem ato contra repressão da Guarda Municipal no centro do Rio

Foliões e blocos se unem na Cinelândia nesta quinta-feira (14)

Rio de Janeiro|Do R7

Músicos e foliões fazem ato na Cinelândia na tarde desta quinta
Músicos e foliões fazem ato na Cinelândia na tarde desta quinta Músicos e foliões fazem ato na Cinelândia na tarde desta quinta

O bloco de Carnaval Boi Tolo faz nesta quinta-feira (14) cortejo pelas ruas do centro em um ato carnavalesco organizado pela Desliga dos Blocos em reposta à repressão da Guarda Municipal. A manifestação de hoje, marcada para começar na Cinelândia, vai reunir blocos, artistas, foliões e bandas.

No dia 3 deste mês, guardas dispersaram o bloco com bombas e balas de borracha após foliões reagirem à repressão dos guardas a um vendedor ambulante. Na ocasião, o trombonista Ernesto De Santis foi socorrido no hospital da Unimed em Copacabana, zona sul. Ele levou pontos na cabeça e passa bem.

A Guarda Municipal afirmou, por meio de nota, que agentes acompanhavam o bloco e reagiram após serem atacados. "Ao fazer retenções de ambulantes não autorizados que comercializavam produtos irregulares no local, os agentes da Guarda Municipal foram atacados com garrafas atiradas pelos manifestantes. Somente a partir daí, os guardas dispersaram o grupo que os agrediu", disse a GM-Rio.

Entretanto, a ação dos guardas foi desproporcional, conforme relato de foliões ao R7. Foliões correram para se refugiar das bombas e criticaram a truculência com os guardas usaram o aparato de repressão contra o bloco de pré-carnaval.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.