Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara discute regulamentação de motoristas de aplicativo no Rio

Vereadores realizam audiência pública para discutir Projeto de Lei Complementar que pode criar regras para aplicativos de transportes

Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*

Taxistas fizeram carreata a favor de projeto de lei
Taxistas fizeram carreata a favor de projeto de lei Taxistas fizeram carreata a favor de projeto de lei

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro discute na tarde desta quinta-feira (6), em audiência pública, o PLC (Projeto de Lei Complementar) 78/2018 que pode estabelecer uma série de regras a motoristas de aplicativo na capital fluminense.

O projeto de lei do presidente da Câmara, Jorge Fellipe (MDB), e da vereadora Vera Lins (PP) pode limitar a quantidade de motoristas de aplicativo no Rio de Janeiro a 8.427, removendo grande parte dos atuais parceiros destes serviços.

Os favorecidos, caso o projeto de lei seja aprovado, serão os motoristas de táxi do Rio, que hoje enfrentam a concorrência dos aplicativos. Os taxistas realizaram uma passeata a favor da PLC nesta manhã em direção à Câmara dos Vereadores do Rio, no centro, onde assistem à audiência pública.

Leia também

"Deixar que 200 mil veículos particulares operem sem qualquer fiscalização adensa a cidade e compromete a mobilidade dos nossos cidadãos, jogando fora todos os investimentos que a cidade fez no transporte de massa. Isso não pode continuar“, disse Leonel Brizola (Psol) após encontro com taxistas no auditório da Câmara em novembro.

Publicidade

Entre outras medidas, a PLC pretende proibir pontos de parada para aplicativos em eventos, aeroportos e rodoviárias, além de obrigar que os carros utilizados pelos motoristas sejam emplacados no município. A Prefeitura do Rio também cobraria 5% das empresas de aplicativo pelo uso da malha viária.

Leia também: Alerj derruba veto de Pezão e suspende venda da Cedae

Publicidade

A nova PLC também exigiria dos motoristas, assim como já cobra dos taxistas, um tempo máximo de vida útil dos seus veículos: seis anos após fabricação. De acordo com o site de uma das empresas de motoristas de aplicativo, isto impediria que 78% de sua atual frota circulasse pela cidade.

Assista: obras para diminuir trânsito na Barra devem ser entregues em seis meses

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.