Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cidade do RJ vacina 44 pessoas contra poliomielite em vez de covid

Prefeitura de São joão da Barra (RJ) apura por que 44 pessoas receberam a vacina contra a poliomielite no lugar da contra a covid

Rio de Janeiro|Rafael Nascimento, do R7 *

Sede da Prefeitura de São João da Barra
Sede da Prefeitura de São João da Barra Sede da Prefeitura de São João da Barra

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de São João da Barra, no Norte Fluminense, informou nesta quarta-feira (18), que 44 pessoas receberam a vacina contra a poliomielite no lugar da vacina contra a covid-19, da Coronavac, na tarde da última terça-feira (17), na unidade da Estratégia Saúde da Família da Nova São João da Barra, na sede do município.

Uma servidora da unidade admitiu ter se confundido no momento de separar os frascos. Assim que percebeu o erro, ela suspendeu a aplicação da vacina e comunicou ao setor responsável.

Além da famosa "gotinha" dada às crianças, a vacina da poliomelite também pode ser ministrada de forma injetável.

As equipes responsáveis pela imunização no município já entraram em contato com todas as pessoas que tomaram a dose da vacina contra a poliomielite, com idades entre 21 e 44 anos, e foi feito o reagendamento para daqui a 15 dias, tanto para quem estava agendado para a primeira dose quanto para a segunda.

Publicidade

A Secretaria divulgou uma nota lamentando o ocorrido e informou que será instaurado um processo administrativo para apurar o caso. A servidora, que é funcionária de carreira da prefeitura, foi afastada até que a apuração seja concluída.

Vacinação contra covid-19 no município

Publicidade

A SMS também afirmou que o fato isolado não prejudica o andamento da vacinação no município, que segue avançando e está na faixa de idade a partir de 21 anos. No total são 37.648 vacinas já aplicadas, sendo 25.485 como primeira dose e 12.163 na imunização completa.

Na população acima de 18 anos a campanha de imunização corresponde a 90,5% com a primeira dose e 43,2% no esquema vacinal completo. Dentro da população total, que é de 36.423 habitantes de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cobertura vacinal em São João da Barra é, respectivamente, de 69,9% e 33,3%.

Publicidade

A vacina contra a poliomielite não possui efeitos colaterais. Ela é aplicada em crianças e não há necessidade da imunização em adultos, somente em casos de deslocamento para países com o surto da doença. A vacina também não tem contraindicações para lactantes.

“A vacina aplicada de poliomielite inativada não causa nenhum malefício ao paciente adulto, inclusive é aplicada nos pacientes que vão viajar para áreas endêmicas”, explicou o médico infectologista da rede municipal de saúde Renato Sodré.

A SMS irá solicitar ao Governo do Estado a reposição de doses da vacina contra a poliomielite.

*Estagário do R7 sob supervisão de Paulo Guilherme

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.