Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com risco de queda, prédio começa a ser demolido na Muzema, no Rio

Na sexta-feira (20), moradores começaram a desocupar os apartamentos após ouvirem estalo 

Rio de Janeiro|Do R7

Agentes da Secretaria de Conservação começaram a demolir o prédio
Agentes da Secretaria de Conservação começaram a demolir o prédio Agentes da Secretaria de Conservação começaram a demolir o prédio

O prédio de cinco andares com risco de queda na comunidade da Muzema, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, começou a ser demolido por agentes da Secretaria Municipal de Conservação, neste sábado (21).

Após ouvirem um estalo, os moradores retiraram móveis e pertences do edifício, que apresentava rachaduras na fachada e no interior das unidades, na sexta (20).

A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que cinco dos 18 apartamentos estavam desocupados. Na parte de baixo, ainda haviam quatro lojas. Os agentes atenderam 13 famílias e dois lojistas do Edifício Margarida, entre Muzema e Rio das Pedras. 

Fiscalização encontrou rachaduras no interior dos imóveis
Fiscalização encontrou rachaduras no interior dos imóveis Fiscalização encontrou rachaduras no interior dos imóveis

A pasta disse que todos foram cadastrados para atendimento socioassistencial, caso seja necessário. Foi oferecido abrigo, mas as famílias preferiram ir para casa de parentes ou amigos.

Publicidade

A subprefeita de Jacarepaguá, Thalita Galhardo, informou que o prédio foi construído em uma área onde havia uma lagoa, o que deixa o terreno instável. 

Em entrevista à Record TV Rio, Thalita Galhardo explicou ainda que o edifício não tinha a situação regularizada.

Publicidade

"Os moradores ficam sem chão porque não têm de quem cobrar. A documentação não existe. A proprietária, digamos, que falaram aqui, entrou em contato comigo, falou que o marido começou a fazer obra. [...] Não adianta. Sem licença, profissionalismo e fiscalização, o risco não é só de perder o dinheiro, é de perder a vida, como aconteceu há um ano", afirmou.

Em 2021, pai e filha morreram em um desabamento de um prédio irregular em Rio das Pedras, área vizinha. Outras quatro pessoas da mesma família ficaram feridas. Na Muzema, 24 pessoas morreram em outra tragédia em 2019. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.