Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comércio estima queda de até 50% nas vendas com obras no centro do Rio

De acordo com Sindilojas, vendas no centro apresentaram menor aumento desde 2006

Rio de Janeiro|Do R7

Pistas da avenida Rio Branco foram interditadas para obras de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)
Pistas da avenida Rio Branco foram interditadas para obras de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) Pistas da avenida Rio Branco foram interditadas para obras de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)

Comerciantes do centro do Rio estimam ter o faturamento reduzido pela metade neste fim de ano. Segundo o presidente do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro), Aldo Gonçalves, o impacto nas vendas é provocado pelas alterações no trânsito da avenida Rio Branco, no centro do Rio, via que dá acesso ao maior centro comercial do Rio, o Saara.

Dados divulgados pelo sindicato apontam que, em outubro deste ano, o comércio na região do centro teve queda de 3,1% comparado com o mesmo período de 2013. De acordo com o Sindilojas, este é o menor índice do mês de outubro desde 2006. Em compensação, houve aumento das vendas nas zonas norte (5,8%) e sul (1,2%).

Para Gonçalves, as obras de revitalização e as intervenções na Rio Branco são o motivo para os baixos índices de venda.

— Qualquer dificuldade na mobilidade urbana prejudica a cidade e o comércio. Os táxis estão evitando vir para o centro e o prefeito recomenda que as pessoas evitem a região.

Publicidade

A última alteração no trânsito da avenida Rio Branco ocorreu em 29 de novembro, quando duas pistas foram fechadas e a via começou a operar em mão única no trecho entre a Candelária e a Cinelândia, sentido aterro do Flamengo. A interdição foi em função das obras para a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), e, com isso, ficou impedida a circulação de táxis e ônibus intermunicipais.

Ao R7, Gonçalves falou que as mudanças poderiam ter sido pensadas em outra época do ano, já que no Natal e no Ano-Novo, as vendas aumentam e as perdas acumuladas no ano são recuperadas.

Publicidade

— Essa época corresponde a 35%, 40% do faturamento do ano inteiro em alguns segmentos. Agora, a estimativa é de que as vendas nesse período caiam até 50%.

De acordo com Gonçalves, a diminuição nas vendas pode obrigar lojistas a fechar e também provocar demissões ou diminuir a oferta de empregos, que sempre aumenta no setor neste época do ano. O presidente do Sindilojas disse que enviou ofício à prefeitura para tentar adiar a medida. Ele reclamou que a administração municipal "não dialoga com as classes"

Publicidade

— Mandamos um ofício à prefeitura para ver se adiava essa proposta, mas não tivemos resposta.

Procurada pelo R7, a Prefeitura do Rio informou que não é possível adiar ou alterar o cronograma de obras da cidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.