Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: com baixa adesão, Rio começa vacinação nas escolas

Metade das crianças dos 5 aos 11 anos se vacinou. Prefeitura planeja busca ativa do grupo, com autorização de responsáveis

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*

Rio começa imunização contra Covid-19 em escolas
Rio começa imunização contra Covid-19 em escolas Rio começa imunização contra Covid-19 em escolas

A Prefeitura do Rio começou a vacinação infantil contra a Covid-19 nas escolas nesta segunda-feira (14). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é alcançar 200 mil estudantes dos 5 aos 11 anos.

Até a manhã de hoje, apenas metade das crianças na faixa etária foi imunizada contra a doença, segundo dados da administração municipal. A cidade tem 1.307 escolas públicas com esse público-alvo, com 347 mil crianças matriculadas.

A previsão é de que, em 45 dias, todas as escolas recebam as equipes de saúde para a imunização dos alunos. "Acreditamos muito nessa parceria família-escola para que a educação funcione muito bem. Vacinar as crianças permite mais abraços e mais segurança para as nossas escolas", comentou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

Plano de busca ativa

O plano de busca ativa pelas crianças terá dois tipos de ação: um voltado para o ambiente escolar, com o Programa Vacina na Escola, e o outro que usa os agentes comunitários de saúde para irem até as residências.

Publicidade

Desde a última quinta-feira (10), os estudantes levaram para casa folhetos informativos sobre a vacina contra a Covid-19 e um formulário para ser preenchido pelos responsáveis. Aqueles que ainda não receberam o imunizante terão que entregar o termo de autorização assinado.

Os responsáveis que quiserem acompanhar a vacinação do aluno pessoalmente podem chegar à unidade de ensino no horário previsto.

Publicidade

Em paralelo ao Programa Vacina na Escola, a Secretaria Municipal de Saúde fará o cruzamento dos cadastros da Estratégia Saúde da Família com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. A medida identifica as crianças que não tenham registro da vacina da Covid-19 ou mesmo que estejam com outros imunizantes do calendário vacinal em atraso.

A Prefeitura do Rio informou que todo o trabalho será acompanhado pela coordenação do PSE (Programa Saúde na Escola).

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.