Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: secretaria emite orientações aos municípios do RJ sobre testagem e isolamento

SES pede a unidades básicas que ofereçam teste em casos de síndrome gripal e recomenda isolamento de sete a dez dias

Rio de Janeiro|Do R7

Secretaria orienta testagem em unidades básicas de todo o estado
Secretaria orienta testagem em unidades básicas de todo o estado Secretaria orienta testagem em unidades básicas de todo o estado

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) do Rio de Janeiro emitiu uma nota em que orienta os municípios a manterem a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal nas unidades básicas. Segundo a pasta, o objetivo é fazer com que o diagnóstico da Covid-19, que apresenta aumento no número de casos no estado, seja mais acessível e o monitoramento do cenário epidemiológico seja mantido.

Ainda de acordo com a secretaria, a realização do exame permite que, em casos confirmados, as medidas de contenção sejam adotadas, para evitar a transmissão da doença.

Nos casos positivos para Covid-19, a SVAPS (Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde) recomenda isolamento de sete a dez dias, dependendo dos sintomas. Veja como deve ser em cada caso:

— ISOLAMENTO DE SETE DIAS — Se no sétimo dia estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, a pessoa pode deixar o isolamento e, nesse caso, não é necessário realizar nova testagem.

Publicidade

— ISOLAMENTO DE DEZ DIAS — Se no sétimo dia ainda apresentar sintomas respiratórios e/ou febre, manter o isolamento por dez dias. Só deixar o isolamento após 24 horas sem febre. Não apresentando sintomas nem febre, não precisa realizar testagem para sair do isolamento.

— ISOLAMENTO ACIMA DE DEZ DIAS — Se permanecerem os sintomas no décimo dia, manter o isolamento até que complete 24h sem sintomas e sem febre, independentemente do tempo.

Publicidade

Outras orientações devem ser seguidas até o décimo dia completo do início dos sintomas ou caso o isolamento seja interrompido. Segundo a pasta, as medidas incluem o uso de máscara bem ajustada ao rosto em casa ou em público, evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou que tenham fatores de risco para agravamento da Covid-19, assim como locais com aglomerações de pessoas, como transporte público. Não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, como restaurantes e bares; evitar comer próximo a outras pessoas e não viajar durante o período de isolamento.

No caso de precisar interromper o isolamento antes do décimo dia do início dos sintomas por motivo de viagem, é recomendado que a pessoa faça o teste RT-PCR ou teste de antígeno. Caso não seja possível realizar o teste, a recomendação é adiar a viagem por pelo menos dez dias a contar do início dos sintomas.

A SES reforçou ainda a importância de a população completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Quem ainda não tomou a segunda dose ou a dose de reforço deve procurar os postos de saúde o quanto antes para receber a imunização.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.