Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crivella critica liberação de recursos do governo federal para o RJ

Prefeito da cidade afirma que "já passou da hora" de melhorar a situação da cidade, mas não há dinheiro suficiente para isso

Rio de Janeiro|Giuliana Saringer, do R7

Rio de Janeiro está em estágio de crise
Rio de Janeiro está em estágio de crise Rio de Janeiro está em estágio de crise

O prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella criticou a relação do governo federal com o Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (9), em coletiva de imprensa para falar sobre o temporal que atingiu a cidade

Segundo o prefeito, a cidade enfrenta dificuldades para conseguir recursos do governo federal e que não há dinheiro suficiente para investir e melhorar a situação para os moradores. Até o momento, a cidade não conseguiu liberação de verba para o Minha Casa Minha Vida e para o PAC das Encostas. 

"O Rio de Janeiro envia para Brasília 160 milhões por ano, de Imposto de Renda de todas nossas empresas e dos cariocas. Recebemos de Brasília, com muita dificuldade, R$ 5 milhões", afirma. O prefeito diz que existem estudos para retirar os cariocas das encostas de morros e de lugares perigosos para se morar, mas não há dinheiro. 

Crivella diz que, desde o começo da gestão de Jair Bolsonaro, não houve assinatura de nenhuma proposta para a cidade com o Ministério do Desenvolvimento Regional. "Nossas parcerias com o governo federal, nesse primeiro ano, pratciamente pararam", critica. 

Publicidade

Segundo Crivella, a ausência das propostas faz com que o Rio de Janeiro tenha mais gastos com o pagamento de aluguel social para as famílias afetadas pelas fortes chuvas. Para ele "já passou da hora" de melhorar escolas e dar melhores condições de moradia, mas não há dinheiro para tal. 

Crivella criticou a estrutura de Brasília que, segundo ele, "consome recursos imensos e as cidades ficam sem recursos". "Até quando as cidades vão enviar valores imensos para brasilia e não receber em troca"?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.