Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crivella propõe cooperação entre municípios na área de segurança

Representantes de 21 municípios se reuniram nesta quarta

Rio de Janeiro|Do R7

Crivella se reuniu com prefeitos da região metropolitana
Crivella se reuniu com prefeitos da região metropolitana Crivella se reuniu com prefeitos da região metropolitana

Representantes dos 21 municípios da região metropolitana do Rio participaram da quinta reunião geral do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal). O encontro aconteceu nesta quarta-feira (23), no Centro de Operações, e tratou da integração e cooperação entre as cidades. Entre as as propostas estão o aumento do efetivo da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o retorno das obras do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), em Itaboraí.

Os prefeitos pretendem formar uma comissão para ir a Brasília conversar sobre os temas com o Governo Federal. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), ressaltou que a cooperação entre os municípios deve ir além da questão da segurança pública:

— Estamos preocupados com a entrada de fuzis e munição no Estado. Também queremos a finalização do Comperj. Mas a ideia é que a gente possa se articular para outras parcerias, como fazer compras conjuntas de medicamentos, por exemplo — explicou o prefeito.

O secretário Municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, colocou a Guarda Municipal à disposição dos outros prefeitos para cursos de capacitação e outros projetos. Ele deu um exemplo de como a cooperação entre os municípios poderia ser empregada.

Publicidade

— São João de Meriti é limítrofe com o Rio, sempre tem debandada de bandidos de lá para cá e daqui pra lá. É importante a troca de informações entre as duas prefeituras para que a gente tenha sucesso numa possível operação de captura desses bandidos — disse Amendola.

A Prefeitura do Rio propôs também fazer parcerias com os demais municípios nas áreas de urbanismo, saúde, educação e cultura. Ao final da reunião, foi apresentada a minuta de termo de compromisso de cooperação técnica. Em até um mês, os prefeitos devem apresentar suas demandas.

Além do prefeito Marcelo Crivella e de Amendola, os sercretários municipais Indio da Costa (Urbanismo, Infraestrutura e Habitação), Marco Antonio Mattos (Saúde), César Benjamin (Educação) e Nilcemar Nogueira (Cultura) e a subsecretária de Planejamento e Gestão Governamental, Aspásia Camargo também estiveram presentes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.