Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crivella quer Rio como exemplo de combate ao mosquito da dengue

Prefeito participou de seminário sobre segundo ano da campanha "Aqui Mosquito não se cria"

Rio de Janeiro|Do R7

Seminário visa divulgar bactéria usada no combate a dengue
Seminário visa divulgar bactéria usada no combate a dengue Seminário visa divulgar bactéria usada no combate a dengue

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, participou, na manhã desta quarta-feira (21), do seminário sobre o 2º ano da campanha "Aqui Mosquito não se cria", no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. A campanha, que teve início em fevereiro de 2017, gerou mobilização nas escolas municipais para prevenção e combate a dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Este ano, a campanha tem como objetivo principal divulgar a bactéria Wolbachia, que vem sendo usada no enfrentamento dessas três doenças.

O Wolbito é mosquito Aedes Aegypti que carrega a bactéria Wolbachia. Ela é introduzida nos ovos do mosquito, sem qualquer modificação genética. Essa bactéria, quando presente no inseto, limita a capacidade dele de transmitir dengue, zika e chikungunya. Quando um mosquito macho, com ou sem Wolbachia, se reproduz com uma fêmea portadora da bactéria, só nascem Aedes Aegypti com Wolbachia. A bactéria é resultado de pesquisas desenvolvidas pela Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália.

Segundo o prefeito, com essa bactéria, ele espera que o Rio seja um exemplo no combate as doenças.

– Nós queremos que o Rio de Janeiro seja uma vitrine da Fiocruz para o resto do Brasil e, quem sabe, um exemplo para o mundo – declarou Crivella.

De acordo com a prefeitura, um dos principais objetivos da campanha é estimular o envolvimento direto dos alunos com as ações de prevenção e, por isso, são feitas atividades pedagógicas de vários tipos. Uma delas é a dedicação de, ao menos, dez minutos por semana para buscar possíveis focos de proliferação do mosquito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.