Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crivella vistoria obras contra enchentes na zona norte do Rio

Construção de reservatório na Praça da Bandeira deve resolver problema histórico de alagamentos na região; 80% das obras já foram concluídas

Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7

Crivella visitou construção de túnel
Crivella visitou construção de túnel Crivella visitou construção de túnel

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, vistoriou as obras dos reservatórios de águas pluviais na Praça da Bandeira, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (10). Cerca de 80% do trabalho já foi concluído. Segundo a prefeitura, o projeto será inagurado antes do verão.

A obra, que incluí o desvio de parte do curso do Rio Joana, com a construção do maior túnel urbano de drenagem do país, e reservatórios de água, conhecidos como piscinões, para armazenar volume da chuva, está na fase mais complexa, já que as construções ocorrem sob a linha férrea do metrô e dos trens da Supervia.

A conclusão desta fase permitirá a ligação do novo curso do rio com o braço antigo do Joana, próximo ao Estádio do Maracanã, e, então, com a Baía de Guanabara. 

O desvio do Rio Joana terá extensão total de 3.412m. Desses, 2.400m serão de túnel e 1.012m, de galeria. A obra levará parte das águas do rio, que seguiam para o Canal do Mangue, para um deságue independente na Baía de Guanabara, contribuindo para evitar o transbordamento de rios como Maracanã, Trapicheiros, Comprido e do próprio Joana, que atravessam a região da Grande Tijuca.

Publicidade

Durante a visita, Crivella afirmou que a prefeitura investiu quase meio bilhão de reais na obra. Segundo ele, o projeto vai acabar com o problema histórico de alagamentos na região da grande Tijuca.

— Esse túnel extraordinário vai atÉ a Baía de Guanabara e passa debaixo da Mangueira, da Linha Amarela, da linha dos trens da Supervia e também debaixo de muitos edifícios. Por isso, alguns tiveram que ter sua fundação reforçada para não corrermos riscos. A obra, quando pronta, vai levar embora, na época do temporal, as águas que caem sobre a cidade para os reservatórios e o grande túnel. E vai também armazenar água do mar, porque quando a maré sobe essa água do mar invade nosso território pelos canais de drenagem. Agora, essa água do mar vai poder ficar armazenada nesse túnel imenso, que vai funcionar como um reservatório horizontal. São milhões e milhões de litros que poderão ser armazenados.

Publicidade

Sistema de drenagem

O sistema de drenagem criado pelo Programa de Controle de Enchentes conta com a operação de cinco reservatórios de amortecimento de água de chuva, principalmente, no verão quando o volume é maior. Com objetivo de reduzir os riscos de inundações, ele tem capacidade para armazenamento de 119 milhões de litros.

Publicidade

Os piscinões, popularmente chamados, ficam nas praças da Bandeira (18 milhões de litros); Niterói (três, que reservam juntos 58 milhões de litros); e Varnhagen (43 milhões de litros). De acordo com a prefeitura, a manutenção desses reservatórios custa R$ 10 milhões por ano.

Os estudos para implementação dos reservatórios da Heitor Beltrão e do Alto Grajaú, que vão complementar o sistema, ainda estão sendo feitos pelo presidente da Fundação Rio-Águas, engenheiro Cláudio Dutra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.