Rio de Janeiro

Doação de sangue em troca de imunização: Hemorio funcionará como posto de vacinação

Instituto teme que vacinação em massa comprometa doações no Estado

Do R7

O Hemorio estará promovendo vacinação contra febre amarela a partir de amanhã (21) Reprodução/MPRJ

No combate à febre amarela, o Hemorio será um posto de vacinação contra a febre amarela a partir de amanhã (21). A intenção é que se previna não só a contração da doença, mas também a queda nas doações de sangue, já que as pessoas que se imunizam devem aguardar quatro semanas após a vacinação para doarem sangue. Dessa forma, serão vacinadas somente as pessoas que fizerem a coleta de sangue ou aquelas que passarem pela triagem e forem recusadas. Não será permitido somente a imunização.

Com a vacinação em massa da população da Região Metropolitana, prevista para acontecer até o fim do mês, o Hemorio teme que os estoques diminuam. Por isso serão disponibilizadas 500 doses diariamente, para a instituição que costuma receber até 400 doadores por dia e abastece as emergências dos grandes hospitais da capital do estado, maternidades e outras unidades de saúde.

- Nessas quatro semanas, o vírus da febre amarela, que está presente na vacina, atenuado, ainda pode ser encontrado no sangue. Por isso, é de extrema importância que as pessoas doem sangue antes de serem vacinadas e a criação deste polo é uma solução eficiente para evitar esse desabastecimento - explica o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) também informou que as instalações das escolas estaduais foram postas às disposição dos municípios para funcionarem como postos de vacinação temporários. No entanto, caberá às prefeituras fazerem o uso dos espaços, a secretaria pede que os cidadãos procurem as autoridades locais para saberem se as escolas estarão prestando serviço de imunização.

  • Espalhe por aí:

Vídeos

Carregando

Twitter

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!