Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em cerimônia de posse, novo secretário de Segurança do RJ diz que UPP é projeto “exitoso”

Roberto Sá anunciou coronel Wolney Dias Ferreira como novo comandante da PM

Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Brasil e AE

Acompanha do ministro da Justiça e do govenador em exercício Francisco Dornelles, Roberto Sá tomou posse nesta segunda (17)
Acompanha do ministro da Justiça e do govenador em exercício Francisco Dornelles, Roberto Sá tomou posse nesta segunda (17) Acompanha do ministro da Justiça e do govenador em exercício Francisco Dornelles, Roberto Sá tomou posse nesta segunda (17)

O novo secretário de Segurança do Estado, Roberto Sá, tomou posse na manhã desta segunda-feira (17). Na cerimônia, que teve a presença do governador em exercício, Francisco Dornelles, e do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, Sá agradeceu a confiança do ex-secretário José Mariano Beltrame e disse que ainda não decidiu os nomes que vão comandar a segurança do Estado com ele.

Sá disse que terá como meta combater a letalidade e a criminalidade, além de oferecer dignidade aos profissionais da segurança.

— As UPPs permanecem sim, com o olhar muito mais atento, mais apurado, para fortalecermos porque a sociedade deseja e [esse] é um projeto exitoso.

Sá não descartou mudanças no projeto.

Publicidade

— Todo o ajuste que houver necessidade será feito à medida em que tivermos recursos e possibilidades, na relação vertical com o governo federal e horizontal, com outras pastas.

Há dez anos trabalhando na pasta, o novo secretário disse que pretende "cada vez mais entender a lógica de como as facções criminosas se organizam e como fazem o tráfico de armas e drogas" e que essa "é uma das grandes causas da violência no Rio de Janeiro".

Publicidade

Sá foi, por dez anos, o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da pasta e era considerado como o braço direito de Beltrame.

Na última semana, depois de Beltrame pedir para deixar o governo, o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, também anunciou que deixaria o cargo.

Publicidade

De acordo com o secretário, é preciso investir em avaliações de desempenho das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Roberto Sá também comentou as próximas ações da secretaria e disse que as UPPs são um projeto “exitoso”.

— Vamos também instituir reunião periódica de avaliação de desempenho, com muito foco nas UPPs, projeto exitoso e aprovado pela sociedade. Vamos criar núcleo de inteligência que funcionará 24 horas no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle).

Beltrame anunciou que deixaria a função na última segunda (9) depois de quase dez anos no cargo. Inicialmente, o governo fluminense havia dito que o ex-secretário só deixaria o cargo após o segundo turno das eleições municipais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.