Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entra em vigor neste sábado novo modelo de alerta sobre situações de risco no Rio

A condição meteorológica do Rio será classificada em 3 níveis: normalidade, atenção e crise

Rio de Janeiro|Do R7

Eduardo Paes anunciou o Plano Verão para o combate às enchentes
Eduardo Paes anunciou o Plano Verão para o combate às enchentes Eduardo Paes anunciou o Plano Verão para o combate às enchentes

Começa neste sábado (1º) a implantação do novo modelo de classificação dos estágios operacionais da cidade. O modelo, usado pelo Centro de Operações Rio, alerta diversos órgãos e a população sobre situações de risco. Essa medida faz parte do Plano Verão 2014/2015, da Prefeitura do Rio, que tem o objetivo de prevenir e minimizar os efeitos das fortes chuvas típicas da estação, que vão de 21 de dezembro a 20 de março.

Nesse novo modelo haverá três níveis de alerta, diferenciados pela cor, que definirão as condições operacional e meteorológica do município: o de normalidade, representado pela cor verde; o de atenção, pela cor amarela; e o de crise, pela cor vermelha.

Atualmente, a prefeitura trabalha com quatro estágios operacionais: vigilância, atenção, alerta e alerta máximo. A nova classificação será feita com base nas características e nos impactos de cada ocorrência. Haverá critérios como local, dia da semana, horário, população impactada, número de vítimas, tempo estimado para a solução do problema potencial de agravamento da situação e o efetivo reflexo operacional.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o sistema vigente não é o ideal.

— O sistema atual não informa bem, e os nomes confundem. Queremos nos comunicar com a população de uma forma mais objetiva.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.