Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Escolas podem perder ano letivo se ocupações continuarem, diz secretaria

Estado tem 67 unidades de ensino paralisadas por ocupação de estudantes

Rio de Janeiro|Do R7

Escolas estão ocupadas desde o fim de março
Escolas estão ocupadas desde o fim de março Escolas estão ocupadas desde o fim de março

Os estudantes das primeiras escolas que foram ocupadas no Estado do Rio, à partir do fim de março, podem perder o ano letivo se as ocupações continuarem e se não houver dias letivos suficientes para reposição de aulas até janeiro, mesmo utilizando o mês de agosto e aos sábados. Nesta segunda-feira (2), As 67 escolas estaduais ocupadas por estudantes no Estado entram oficialmente em recesso escolar depois o governo ter decidido criar um calendário especifico para os colégios ocupados. Os alunos terão aulas aos finais de semana ou nos meses de agosto de 2016 e/ou janeiro de 2017. Nas outras unidades da rede, as férias serão em agosto.

O Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, zona norte, foi primeiro a ser ocupado e está há 28 dias úteis sem funcionar.

Estudantes poderão pedir transferência

Em nota, a Secretaria de Educação afirmou que estuda permitir que estudantes que gostariam de voltar às aulas e não concordam com as ocupações troquem suas matrículas para colégios estaduais em atividade. A transferência só está autorizada entre escolas estaduais porque ela acontece por meio de sistema informatizado. Em transferências para unidades das redes particular e federal, seria necessária documentação que está presa no colégio ocupado.

Publicidade

Marisa Monte toca para alunos

Na tarde de segunda-feira (2), a cantora Marisa Monte e o cantor Leoni estiveram no Colégio Estadual André Maurois, na Gávea, zona sul, para se apresentar para os alunos que ocupam a unidade. Nas redes sociais, Marisa escreveu uma nota de apoio ao movimento e colocou uma lista de produtos que os alunos precisam para manter a organização da ocupação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.