Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estado assina termo que garante indenização a vítimas de acidente em barca na Praça XV 

Procon e Agetransp vão investigar caso; ao menos 13 pessoas ficaram feridas

Rio de Janeiro|Do R7

CCR estima que 900 pessoas estavam em embarcação
CCR estima que 900 pessoas estavam em embarcação CCR estima que 900 pessoas estavam em embarcação

Após um acidente que deixou ao menos 13 pessoas feridas em uma barca na quarta-feira (15), um encontro entre autoridades debateu como as vítimas serão indenizadas sem que haja uma ação judicial na manhã de quinta-feira (16). O defensor público-geral do Estado, André Luís Machado de Castro, o secretário estadual de Transportes Carlos Roberto Osório e os representantes da concessionária CCR Barcas assinaram um documento que visa garantir indenizações rápidas aos passageiros.

O TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) tem o objetivo de reparar danos sofridos por vítimas de ocorrências em meios de transporte. O defensor geral explicou que os ocupantes devem comprovar que estavam embarcados na Boa Viagem para obterem o reparo financeiro.

— Além da indenização a cada uma das vítimas por um procedimento rápido, também está em tratativa a reparação do dano coletivo, uma indenização nos moldes da que já aconteceu em outros episódios, com a devida proporcionalidade. Mas uma indenização ao conjunto da sociedade pelo acidente ocorrido.

Ainda serão definidos o valor dos pagamentos e de que forma as pessoas conseguirão comprovar que estavam nas barcas.

Publicidade

No encontro também estavam presentes o presidente da Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro), Cesar Mastrangelo, e os defensores públicos Eduardo Chow e Flavia Barbosa de Rezende Freitas.

De acordo com a Defensoria Pública do Estado, Flavia estava ocasionalmente nas barcas e acompanhou as vítimas no momento do acidente. Ela conversou com a diretoria do Hospital Municipal Souza Aguiar, para onde os feridos foram levados. Já Chow entrou em contato com a diretoria da concessionária.

Publicidade

Colisão com mureta

A barca Boa Viagem, que faz o trecho Praça Arariboia-Praça XV, colidiu com uma mureta na estação quando chegou ao Rio. A CCR informou que o acidente ocorreu por volta das 9h. A embarcação transportava cerca de 900 passageiros.

Publicidade

Segundo a Agetransp, um boletim de ocorrência foi aberto para apurar o acidente e a concessionária poderá ser multada. O Procon-RJ também instaurou uma investigação para apurar o ocorrido.

De acordo com o Procon Estadual, o acidente "parece configurar violação à segurança que se espera dos serviços prestados ao consumidor". 

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra

Veja o vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.