Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falta de chuvas provoca seca na Lagoa Rodrigo de Freitas

Oceanógrafo defende uso de água do mar para aliviar a situação

Rio de Janeiro|Do R7

Aparência da Lagoa lembra sertão nordestino em época de seca
Aparência da Lagoa lembra sertão nordestino em época de seca Aparência da Lagoa lembra sertão nordestino em época de seca

O calor e a falta de chuvas têm feito cartões-postais da cidade parecerem com o sertão nordestino. O nível de água da Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos mais baixos da história. O rio dos Macacos, que abastece a lagoa, permanece seco devido à estiagem.

Uma ligação com o mar, que poderia solucionar o problema de um dos pontos turísticos mais visitados do Rio, segue fechada por determinação da Secretaria do Meio-Ambiente. A justificativa do órgão é que a abertura das comportas que bloqueiam a passagem de água permitiria uma invasão da areia. De acordo com a Secretaria, a vida aquática da lagoa não foi afetada.

Entretanto, o oceanógrafo David Zee diz acreditar que, se a crise hídrica persistir, será necessário usar o mar para abastecer a lagoa. Ele defende que seja feita uma retirada constante da areia para não prejudicar os animais e plantas que vivem no local.

Além dos organismos que habitam a lagoa, outro fator é preocupante: o cartão-postal receberá as provas de remo e canoagem nas Olimpíadas de 2016.

Veja o vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.