Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Influenciador Rocky Cria faz sucesso nas redes sociais ao mostrar o dia a dia na Rocinha

Os vídeos do paraibano, que vive há mais de 20 anos na comunidade, abordam desde os rolês até o ritmo frenético do local

Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7

Rocky Cria mostra a rotina na comunidade da Rocinha
Rocky Cria mostra a rotina na comunidade da Rocinha Rocky Cria mostra a rotina na comunidade da Rocinha

Coisas que ninguém mostra sobre a Rocinha — ou melhor, ninguém mostrava — estão fazendo sucesso nas redes sociais. E o responsável por apresentar a rotina da maior comunidade do país, situada na zona sul do Rio de Janeiro, de um jeito muito particular, é o influenciador Rocky Cria. Ele já alcançou 14 milhões de curtidas no TikTok e tem mais de 130 mil seguidores no Instagram.

"Sou paraibano e viajava para visitar meus parentes, chegava num lugar lá e falava que morava na Rocinha e todo mundo: 'Caraca, mora na Rocinha, o que isso? Tá maluco, é um perigo'. Às vezes, eu ia numa festa (na Paraíba) e tinha que sair cedo do lugar porque não tinha transporte. Aí falava: 'Pô, como assim? Na Rocinha, tem mototáxi 24 horas'. Comecei a ter essas ideias e a fazer vídeos. Teve uma vez que mostrei uns fios e acho que esse vídeo bateu 4 milhões."

O paraibano Bruno Thierry, de 34 anos, é casado e pai de dois filhos. Por volta dos 10 anos, ele chegou à Rocinha para morar com o pai. O influenciador conta que a mudança para o Rio ocorreu, principalmente, para ele se dedicar aos estudos. Na comunidade, teve contato com esportes, principalmente com treino de lutas, que começaram na laje. E a paixão pelo boxe lhe rendeu o apelido de Rocky Cria.

Atualmente, o influenciador se dedica à produção de conteúdos variados sobre a vivência na Rocinha, que abordam desde os rolês até o ritmo frenético da comunidade. Mas ele conta que a ideia de começar a gravar os vídeos sobre o dia a dia dele surgiu sem pretensões.

Publicidade

"O que fazer com R$ 20", "como é a entrega do gás" e o "preço dos aluguéis das casas" são alguns exemplos de temas dos vídeos. Rocky Cria se comunica com seus seguidores com humor e no estilo papo reto, com o uso de gírias e os próprios bordões, como "aí, você já sabe: é um mistério, está no ar", diz ele.

Segundo Cria, a expressão que pegou foi "ligando para nada": "Isso aí estourou. Geral está falando isso. É interessante porque é um ponto de vista que eu tenho. Acho que as pessoas hoje estão muito à flor da pele. Qualquer coisinha que fale, a pessoa já está estourando, levando tudo para o coração. 'Levar tudo para o coração? Quer saber, não estou ligando para nada'. Não quer dizer que você não esteja ligando. É que você não está levando as coisas para o seu coração".

Publicidade

A potência da comunidade da Rocinha chama a atenção do influenciador, que destaca a possibilidade de encontrar um serviço a qualquer hora do dia e da noite na região. 

"Aqui, as coisas acontecem 24 horas: mototáxi, banco, farmácia, hortifrúti. Esse é um diferencial muito grande. Se tem uma festa às 3 da manhã, você vai cortar o seu cabelo, arrumar uma roupa, se alimentar. Tem até mototáxi pra te levar. Tem cidade que não é assim. Na Rocinha, tem festa de segunda a segunda. Aqui, só não achou se não procurou."

Publicidade

Por outro lado, Rocky Cria cita o saneamento básico como uma das principais necessidades para atender à população: "Fiz até um vídeo sobre os quatro acessos mais sinistros. E um dos lugares é exatamente a vala, porque ela passa por cima das escadas. Tem lugar esquecido. Acho que tinha que olhar isso e investir na educação, que faria a diferença no futuro".

Entre os relatos sobre as maravilhas e os desafios de viver na comunidade carioca, ele conta que não consegue ficar muito tempo longe de casa e resume o seu sentimento pela Rocinha.

"Gosto muito daqui, foi onde aprendi tudo. Mudou minha vida, me transformou. Sei fazer comida, lavar minha roupa, sou independente. Talvez, se não estivesse aqui, não tivesse aprendido isso. Sei buscar água no poço. Onde morava com a minha mãe, tinha tudo, e aqui não tinha água. Então, molecão já lavava minha roupa. Me amadureceu mais cedo. É um sentimento muito forte de vivência, sabedoria e aprendizado."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.