Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jacob Barata Filho tem habeas corpus negado pelo TRF2

Liminar de Gilmar Mendes, do STF, mantém empresário em regime aberto

Rio de Janeiro|Agência Brasil

Jacob Barata Filho foi preso na Operação Ponto Final
Jacob Barata Filho foi preso na Operação Ponto Final Jacob Barata Filho foi preso na Operação Ponto Final

Desembargadores do TRF2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) negaram, por unanimidade, nesta quarta-feira (20), um pedido de habeas corpus ao empresário do setor de ônibus Jacob Barata Filho. A decisão, contudo, não tem efeito imediato de levá-lo de volta à cadeia, e ele continuará em regime aberto, por conta de uma liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A defesa de Barata tentou, sem sucesso, que os desembargadores não julgassem o caso, argumentando perda de objeto, já que havia decisão de instância superior, do STF. Porém, a turma decidiu, por 2 votos a 1, que a questão poderia ser apreciada.

No julgamento do pedido de habeas corpus, os três desembargadores da turma — Abel Gomes, Paulo Espírito Santo e Ivan Athié — decidiram pela negação da medida pleiteada pela defesa do empresário, mesmo sabendo que a decisão não teria efeito imediato, visto que o caso está na esfera do Supremo.

Barata Filho foi preso no dia 2 de julho. O empresário foi detido no Aeroporto Internacional do Galeão quando se preparava para viajar a Portugal. Com ele, foram apreendidos 10 mil euros e um documento sigiloso da Justiça, pedindo o bloqueio de suas contas.

Publicidade

O empresário foi preso na Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato que investiga a relação criminosa entre empresários de transporte público com o pagamento de propinas milionárias a políticos para manutenção de tarifas mais altas e obtenção de outras vantagens.

Posteriormente, em 17 de agosto, Barata foi transferido da cadeia para o regime aberto. O ministro Gilmar Mendes converteu a prisão preventiva em medidas cautelares, como recolhimento noturno, nos fins de semana e feriados, e a proibição de participar das atividades de suas empresas de transportes. Barata também ficou proibido de deixar o país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.