Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem baleado espera mais de 3 horas por transferência de hospital e morre no RJ

Rodrigo Salvatore, 25 anos, foi ferido em tentativa de assalto em posto de gasolina, na BR-040

Rio de Janeiro|Do R7

Rodrigo Salvatore tinha 25 anos e estudava Educação Física
Rodrigo Salvatore tinha 25 anos e estudava Educação Física Rodrigo Salvatore tinha 25 anos e estudava Educação Física

Após ser baleado na cabeça e esperar mais de três horas para ser transferido a um hospital com neurocirurgião, o estudante de Educação Física Rodrigo Salvatore, o Gaia, como era conhecido pelos amigos, não resistiu e morreu, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. 

O jovem, de 25 anos, foi atingido durante uma tentativa de assalto a um posto de combustíveis, às margens da rodovia Washington Luiz, na noite de quarta-feira (1º). Ele voltava de uma partida de vôlei com amigos e parou no local para abastecer o carro. 

Rodrigo foi levado para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo, que também fica na BR-040. Na unidade, o paciente foi estabilizado para ser transferido, já que seu estado era gravíssimo e demandava atendimento neurocirúrgico. O hospital não conta com a especialidade, porque, segundo a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias, não presta atendimento de alta complexidade.

O estudante de Educação Física deu entrada no Moacyr do Carmo às 23h e permanecia sedado, quando, por volta das 2h15, a Central Estadual de Regulação confirmou uma vaga no Hospital Adão Pereira Nunes, também em Duque de Caxias, referência em neurocirurgia. O paciente deixou a unidade com vida, por volta das 02h30 de quinta-feira (2).

Publicidade

Por meio de nota, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que, segundo a direção do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, o paciente foi identificado como Rodrigo Gaia e que ele deu entrada na unidade às 3h36 de quinta com perfuração por arma de fogo no crânio. 

Ainda de acordo com a SES, Rodrigo chegou sedado e em estado gravíssimo. Foi prontamente atendido pela equipe de neurocirurgia, examinado, fez exames de tomografia computadorizada no crânio e na coluna, porém, não resistiu ao ferimento e morreu às 7h. 

Publicidade

A SES acrescentou que não houve registro de pedido de vaga para o paciente nem no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes nem na Central Estadual de Regulação. O paciente foi recebido pelo HEAPN no sistema de "vaga zero", que ocorre quando um paciente muito grave é transferido entre unidades de saúde sem que passe pela regulação. A responsabilidade por esse tipo de transferência é da unidade de saúde de origem do paciente.

A Polícia Civil, por meio da 59ª DP (Duque de Caxias) informou que investiga o crime. Imagens de câmeras de segurança do posto de combustíveis serão analisadas e testemunhas ouvidas.

Publicidade

O enterro de Rodrigo Salvatore foi marcado para as 13h desta sexta (3), no Cemitério Municipal Tanque de Anil, em Caxias.

Assista ao vídeo: 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.