Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça decide manter corpo de engenheiro congelado nos Estados Unidos 

Filha caçula diz ter congelado corpo de Luiz Felipe Andrade a pedido do pai

Rio de Janeiro|Do R7

Filhas não decidem destino do corpo de Luiz Felipe Andrade
Filhas não decidem destino do corpo de Luiz Felipe Andrade Filhas não decidem destino do corpo de Luiz Felipe Andrade

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu nesta quarta-feira (20) manter congelado o corpo do engenheiro Luiz Felipe Dias de Andrade Monteiro. Os desembargadores entenderam que o corpo deve ser preservado no estado de congelamento até uma decisão jurídica final.

Os magistrados ressalvaram que o caso não tem precedentes na Justiça.

As duas filhas do primeiro casamento do engenheiro, Carmem Silvia Monteiro Trois e Denise Nazaré Bastos Monteiro, e a do segundo casamento, Lígia Cristina de Mello Monteiro, disputam a destinação final a ser dada ao corpo do pai. A discussão se prolonga na Justiça há dois anos, desde o falecimento do engenheiro em 2012, vítima de enfermidades no Rio de Janeiro.

O corpo do engenheiro é mantido numa cápsula de hidrogênio numa empresa na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, para onde foi transferido cinco meses após sua morte pela filha do segundo casamento, Lígia. No entanto, Carmem e Denise são contrárias ao congelamento do pai e alegam que ele queria ser sepultado no cemitério de Canoas, no Rio Grande do Sul, ao lado da mãe delas.

Publicidade

Lígia apresentou declarações de pessoas com as quais a família convivia declarando que o engenheiro queria ser submetido ao procedimento de criogenia, na esperança de uma futura reanimação com a descoberta da cura de sua doença pela ciência. Já as outras filhas também apresentaram declarações de familiares para comprovar que o pai queria ser sepultado.

Luiz Felipe não deixou por escrito a sua vontade quanto à destinação do cadáver após a morte. Inicialmente, houve uma decisão em primeira instância favorável às filhas do primeiro casamento. A terceira filha recorreu, a sentença foi reformada e ela obteve o direito de levar o corpo do pai para os Estados Unidos. As irmãs então apelaram, impetrando recursos infringentes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.