Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça do Rio nega novo mandado de segurança de Wilson Witzel contra julgamento do impeachment

Ex-governador pediu anulação do julgamento do Tribunal Especial Misto que aprovou sua destituição do cargo

Rio de Janeiro|Inácio Loyola, do R7*

A Justiça do Rio negou um novo mandado de segurança ajuizado pelo ex-governador Wilson Witzel que requer a nulidade do julgamento que aprovou seu impeachment e destituição do cargo.

Witzel tem pedido negado pelo TJ
Witzel tem pedido negado pelo TJ Witzel tem pedido negado pelo TJ

A decisão foi tomada pelo desembargador Bernardo Garcez, membro do Órgão Especial do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro).

O ex-governador pediu a anulação do julgamento do Tribunal Especial Misto, em 30 de abril de 2021, que aprovou o impeachment.

O magistrado ressaltou não ser possível a admissão do pedido de nulidade através do mandado de segurança porque a decisão transitou em julgado antes da apresentação do requerimento.

Publicidade

O desembargador disse que a decisão, que não admitiu o recurso extraordinário contra a decisão do Tribunal Especial Misto, foi proferida no dia 5 de julho de 2021. Posteriormente, no dia 15 de outubro de 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou a decisão com efeitos retroativos.

Garcez relatou que no Agravo Regimental no Agravo em Recurso Extraordinário nº 1.340.452, ajuizado pelo ex-governador no STF, em decisão monocrática, o relator manteve a inadmissibilidade do recurso extraordinário.

Publicidade

“Essa decisão monocrática foi mantida pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, na sessão virtual finalizada em 2 de outubro de 2021, com a condenação do impetrante ao pagamento de multa de R$ 5.000, uma vez que o recorrente ‘não apresentou qualquer argumento apto a desconstituir os óbices apontados'”, disse o magistrado.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.