Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça mantém Sérgio Cabral em Bangu 8

Defesa alegou que permanência de ex-governador em Bangu representava ameaça à integridade física de Cabral

Rio de Janeiro|Juliana Valente, do R7*

Para defesa, houve tratamento discriminatório com Cabral
Para defesa, houve tratamento discriminatório com Cabral Para defesa, houve tratamento discriminatório com Cabral

O juiz da Vep (Vara de Execuções Penais) do Rio de Janeiro, Rafael Estrela Nóbrega, decidiu, nesta terça-feira (8), manter o ex-governador Sérgio Cabral preso em Bangu 8. O magistrado não aceitou o pedido da defesa de transferir Cabral para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica. 

Entre os argumentos utilizados pela defesa estão o de que houve tratamento discriminatório com Cabral em relação aos demais presos da Lava Jato e que existe ameaça à integridade física por suposta retaliação de detentos milicianos e ex-policiais que foram punidos durante o mandato do ex-governador.

De acordo com TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), em inspeção realizada no fim de abril, o Setor de Fiscalização da Vep verificou que Cabral está em cela individual, isolado dos demais reclusos e com banho de sol em horário diferenciado.

O órgão informou ainda que há apenas um ex-PM entre os detentos - que não convive com o ex-governador - e que a unidade reunia presos classificados como idosos, cadeirantes ou portadores de nível superior, não havendo, portanto, indício de risco à integridade física, moral ou psicológica do interno.

Publicidade

Na sentença, o juiz citou o decreto do interventor federal na Segurança do Estado, general Walter Braga Netto, publicado em 3 de maio. A decisão destina a Penitenciária Pedrolino Werling de Oliveira, Bangu 8, à absorção de presos condenados do sexo masculino que tenham sido processados pela Justiça federal e também os diplomados em nível superior, sendo o regime fechado.

* Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.