Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mau cheiro de banheiro e sujeira incomodam peregrinos na praia de Copacabana

Avenida Atlântica e o calçadão da praia de Copacabana amanheceram sujos de folhetos 

Rio de Janeiro|

Público passou a madrugada na praia de Copacabana
Público passou a madrugada na praia de Copacabana Público passou a madrugada na praia de Copacabana

O mau cheiro ao redor dos banheiros químicos colocados pela organização da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) em Copacabana, onde o papa Francisco reza missa na manhã deste domingo (28), incomoda os peregrinos. Quem está na fila para usá-los tampa o nariz com blusas ou outros apetrechos. A avenida Atlântica e o calçadão da praia de Copacabana amanheceram sujos de folhetos religiosos. Garis já chegaram ao bairro e varriam a sujeira, na manhã deste domingo.

Há muitas caixas de papelões dos chamados "kits vigília" espalhadas, assim como embalagens vazias de alimentos e bebidas. A maioria dos fiéis acompanhava de pé o inicio da missa, mas muitos ainda descansavam sobre as lonas montadas por eles para passar a noite.

Entre os peregrinos, a dona de casa Iraí Rodrigues, de 71 anos, acompanhou os jovens da comitiva de Porto Velho (RO) na qual ela veio ao Rio e passou a noite dormindo na calçada em Copacabana, durante a vigília da JMJ. Ela disse ter dormido mal, mas garantiu que valeu a pena.

— O pior é o chão duro, porque o colchonete não resolve o problema. Mas eu faria de novo, só para poder ver o papa outra vez.

Publicidade

Dilma e autoridades acompanham a última missa do papa no Brasil

Última missa

Publicidade

Começou por volta das 10h a última missa do papa Francisco que é realizada nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, da Argentina, Cristina Kirchner, da Bolívia, Evo Morales, e do Suriname, Desi Bouterse, estão presentes na celebração. Este é o sétimo e último dia do pontífice no País e são esperadas até 3 milhões de pessoas na missa.

O primeiro papa latino-americano cruzou a orla marítima de 4 km de extensão e durante o trajeto foi recebido na praia por centenas de milhares de jovens peregrinos da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) que acamparam na areia durante toda a noite, em uma gigantesca vigília na qual não faltaram cânticos e orações.

Publicidade

Na abertura da celebração, Dom Orani Tempesti, arcebispo do Rio de Janeiro, agradeceu a presença do papa no Brasil.

— Já estamos com saudades. Na segunda-feira irá faltar alguém importante entre nós. Ele se aproximou de nós com suas palavras e gestos.

Na missa, estão presentes 60 cardeais, 1.500 bispos e 11 mil sacerdotes. Durante o ofertório, o papa receberá uma menina que nasceu com má formação. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, informou que os pais a levaram à missa que neste sábado (27) foi oficiada por Francisco na Catedral do Rio de Janeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.