Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Meteorologista explica o que causou forte chuva do Rio de Janeiro

Núcleo de chuva entrou pela zona oeste atingiu todo o município; outro, em seguida, ficou parado sobre a região da Barra da Tijuca e zona sul da cidade

Rio de Janeiro|Lucas França, do R7*, com RecordTV

Chuva causa estragos no Rio de Janeiro
Chuva causa estragos no Rio de Janeiro Chuva causa estragos no Rio de Janeiro

A forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro na noite de quarta (6) e madrugada de quinta-feira (7) foi impactante até para os meteorologistas. Juliana Hermsdorff, do Alerta Rio, informou que havia previsão de chuva forte, mas o temporal, que gerou estragos na cidade, foi provocado por duas linhas de instabilidade que atingiram a cidade.

Veja: Sem luz, vizinhos fizeram resgate de família soterrada no Rio

De acordo com a meteorologista, o primeiro momento foi um núcleo de chuva que entrou pela zona oeste e se espalhou por todo o município, por volta das 18h. Atrás dessa linha, um outro núcleo se formou e permaneceu parado sobre a região da Barra e zona sul, o que intensificou a chuva nas áreas.

Rocinha, Vidigal, Jardim Botânico e São Conrado, na zona sul, além da Barra da Tijuca, na zona oeste, e Alto da Boa Vista, na zona norte, foram os locais mais atingidos pela tempestade no município.

Publicidade

Leia também

Juliana explicou que a intensidade da chuva e a existência da segunda linha de instabilidade dificultaram o trabalho dos meteorologistas. Ela disse que é difícil precisar com dias de antecedência a intensidade da chuva que causaria estragos e deixaria a cidade em estado de crise.

"Nós conseguimos fazer em tempo real. Temos ferramentas que monitoram esses núcleos e fazemos uma previsão de curto prazo, mas o aviso de chuva forte já existia", afirmou Juliana.

Publicidade

Próximos dias

Para os próximos dias, a previsão é de chuva fraca e moderada. O COR (Centro de Operações) afirmou que na tarde desta quarta-feira (6), a chuva ainda pode ser moderada em vários pontos da cidade e os ventos ficarão moderados ao longo do dia.

Publicidade

Na sexta-feira (8), de acordo com Juliana, o dia amanhece limpo, mas pancadas de chuva em pontos isolados podem atingir a cidade nos períodos da tarde e noite. No entanto, o esperado é que elas ocorram em um curto espaço de tempo, o que não deve afetar tanto a cidade. No sábado (10), o tempo volta a ficar firme.

Volume de chuva

O meteorologista Lúcio Souza, também professor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), afirmou para a Record TV Rio que choveu, em um dia, todo o volume esperado para fevereiro, que historicamente, é um dos meses que menos chove na cidade. Devido a isso, ele explicou que qualquer chuva mais intensa pode bater esse recorde. 

Impacto da tempestade

A tempestade que atingiu o Rio de Janeiro entre o fim da noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira foi registrada em diversos pontos da cidade e deixou ao menos seis pessoas mortas. Cerca de 170 árvores e seis postes caíram na cidade. Vias das zonas sul e oeste ficaram interditadas pelas quedas. Além disso, um veleiro foi arrastado pelo vento até a areia da praia do Arpoador, na zona sul, e encalhou.

De acordo com o COR, o município segue em Estágio de Crise desde as 22h15 de quarta-feira (6).

De acordo com o Centro de Operação da prefeitura do Rio, ainda há pontos de alagamento na Barra da Tijuca, na zona oeste, e em bairros da zona sul da cidade. Foram registrados 35 bolsões d'água, dos quais 29 foram finalizados.

Entenda a situação: Meteorologista diz que choveu em um dia volume esperado para fevereiro no Rio

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.