Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metrô Rio terá esquema especial durante o Carnaval a partir desta sexta (24)

Estações vão ter funcionamento diferenciado para atender cariocas e turistas

Rio de Janeiro|Do R7

Metrô tem esquema especial de 24h para Carnaval 2017
Metrô tem esquema especial de 24h para Carnaval 2017 Metrô tem esquema especial de 24h para Carnaval 2017

O Metrô Rio terá um esquema especial de funcionamento durante o Carnaval desta ano. A partir da abertura das estações, às 5h da manhã desta sexta-feira (24), os trens circularão sem interrupção até às 23h da terça-feira (28). As estações Praça Onze e Central terão embarque estendido até as 3h de quarta-feira (01), em virtude do desfile das escolas mirins.

A partir das 10h de sábado (25), os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna, zona norte, e General Osório, zona sul, sem necessidade de transferência entre as duas linhas Os usuários que desejarem seguir viagem para a Linha 4 deverão fazer a transferência na estação General Osório.

A Concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de embarque com antecedência para evitar filas. Esclarece também que os cartões pré-pago do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão RioCard serão aceitos.

Bola Preta e blocos no Aterro do Flamengo

Publicidade

Somente o acesso Passeio, da estação Cinelândia, na região central, ficará aberto das 6h às 20h, entre o sábado (25) e a terça-feira (28), para desembarque e embarque exclusivo de usuários com cartões pré-adquiridos. Os passageiros que não possuírem os cartões deverão embarcar nas estações Carioca e Glória, que vão ter bilheterias externas para agilizar o atendimento.

Na estação Glória, a bilheteria externa funcionará de domingo (26) até a terça-feira (28) e ficará localizada próximo ao acesso Outeiro. Já na Carioca, a bilheteria externa funcionará do sábado (25) até a terça-feira (28) junto ao acesso Rio Branco. Os foliões que comparecerem a blocos próximos a essas duas estações deverão comprar o cartão nessas bilheterias, já que não haverá venda na parte interna das estações.

Publicidade

Blocos em Ipanema

Entre o sábado (25) e a terça-feira (28), a estação General Osório também contará com um esquema diferenciado. Os acessos Complexo Rubem Braga e Sá Ferreira estarão abertos para desembarque e embarque para usuários que já tiverem com cartão de passagem em mãos. Os passageiros que não possuírem esses cartões poderão comprar nas bilheterias externas próximas ao acesso principal, na praça General Osório.

Publicidade

Nesta estação, os passageiros que desejarem embarcar na Linha 4 deverão utilizar o acesso Complexo Rubem Braga prioritariamente. O acesso Lagoa funcionará normalmente durante todos os dias da folia com venda nas bilheterias. Na estação Nossa Senhora da Paz, entre 5h e 15h, o usuário poderá embarcar e desembarcar apenas pelo acesso A (Joana Angélica).

Blocos no Leblon, São Conrado e Barra

Em Jardim de Alah, os foliões poderão embarcar apenas pelo acesso A (Borges de Medeiros). O acesso B (Almirante Pereira Guimarães) servirá apenas para desembarque.

Na estação Antero de Quental, o embarque será feito apenas pelo acesso A (Bartolomeu Mitre) e o desembarque somente pelo acesso B (General Urquiza).

Na estação São Conrado, os acessos Rocinha e Aquarela do Brasil ficarão abertos para embarque e desembarque todos os dias do feriado. O acesso Estrada da Gávea não abrirá durante o Carnaval.

Já em Jardim Oceânico, todos os acessos permanecerão abertos para embarque e desembarque durante todo o Carnaval. Para realizar a integração com o BRT nesta estação, o usuário deverá seguir pelo acesso C e já ter em mãos o RioCard carregado.

Sapucaí e Terreirão do Samba

A recomendação é utilizar o Metrô para chegar nos desfiles na Sapucaí e aos shows no Terreirão do Samba. Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício "balança mas não cai" deve optar pelo desembarque na estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão participar das escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.

Na terça-feira de Carnaval (28), para atender ao desfile das escolas de samba mirins, o funcionamento das estações Central e Praça Onze será estendido até as 3h para embarque. As demais estações fecharão para embarque às 23h e funcionarão após este horário somente para desembarque.

Medidas de segurança

Para garantir uma viagem mais segura ao folião, o Metrô Rio elaborou um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio. Além disso, durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano.

Não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a operação especial de Carnaval.

Metrô Na Superfície

Entre 25 e 28 de fevereiro, as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h até a meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação do Centro de Operações da Prefeitura ou da Guarda Municipal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.